A Cultura da Serpente

30/06/2024

Jesus não era contra as tradições humanas no sentido amplo da expressão, desde que elas não suplantassem a Palavra de Deus. Jesus condenou os fariseus por ensinarem tradições humanas como sendo mais importantes do que o mandamento de Deus. Jesus disse que os fariseus haviam deixado de obedecer a Deus porque se preocupavam mais com as tradições humanas.

E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus. Mateus 15:1-10.

O texto acima faz parte de um discurso de Jesus aos escribas e fariseus sobre a hipocrisia deles. Esses religiosos seguiam frequentemente o ritual de purificação externo, mas ignoravam as regras e princípios de Deus.

Hoje acontece algo semelhante com a cultura em que vivemos.

O que é cultura?…

A palavra "cultura" vem do latim "culturae", que significa "cultivo" ou "agricultura". No século XVIII, a palavra começou a ser utilizada para se referir ao desenvolvimento intelectual e artístico de uma sociedade. A cultura pode ser entendida como um conjunto de valores, crenças, costumes, tradições, arte, música, literatura, entre outros aspectos que caracterizam uma sociedade ou grupo.

Hoje, a palavra refere-se ao conjunto de valores, crenças, normas, atitudes e comportamentos compartilhados pela sociedade ou por um grupo específico.

Essa cultura define a identidade e a forma como a comunidade opera, interage e se relaciona com os seus e com os outros.

Cultura Brasileira

No passado, a cultura popular no Brasil, através das artes, teatro, música e festas tradicionais, tinham alguns aspectos positivos que representavam o que era divertido, porém, sem confrontação à Palavra de Deus.

E hoje? Quais são as principais ideias, perspectivas, atitudes, imagens e outros fenômenos que estão dentro da corrente popular da nossa cultura? Quais são os ícones que representam nossa cultura?

A Mudança

A cultura mudou? Sim, hoje ela atende uma agenda global dos donos do dinheiro e é repassada ao povo pelo poder da mídia.

A mídia nos leva para as trilhas da ilusão e não para o caminho a Deus. A mídia e o sistema operante supervalorizam o dinheiro. Ganhe dinheiro, gaste dinheiro, porque você merece. Em seguida a mídia diz " faça o que quiser", seja você mesmo (ex. drogas, sexo antes do casamento, curta a vida, etc.). O dinheiro lhe fará feliz.

Leia 1 Timóteo 6:1-10 … O amor ao dinheiro é a raiz da árvore do mal. O amor ao dinheiro é a raiz que alimenta a cobiça de outros males, incluindo o egoísmo, a luxúria, a satisfação da carne, etc.

1. A nossa cultura nos diz : "O dinheiro lhe dará felicidade, a verdadeira felicidade".

2. A Bíblia diz: "Não ame o dinheiro, o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males".

A quem iremos servir: Mamom ou YHWH?

Entenda o potencial que a cultura pode ter nós, levando-nos ao pecado. De acordo com Hebreus 10:26-27:

1. O pecado tem o poder de nos separar temporariamente de Deus quando temos um relacionamento com Deus.

2. O amor ao pecado tem o poder de nos separar eternamente de Deus.

A cultura tem nos apresentado uma diversidade de ensinos contrários à Palavra de Deus, principalmente depois que ela se tornou politizada. Agora temos a cultura do aborto, a cultura das drogas, a cultura do sexo, a cultura da inversão de valores, a cultura do politicamente correto, a cultura da quebra de paradigmas, a cultura da linguagem neutra, a cultura do feminismo e tantas outras.

No Brasil a cultura ainda abraça a religiosidade popular porque esta é somente folclórica e não oferece perigo algum. Na verdade a religiosidade folclórica é mais um engodo sustentado pela cultura popular.

O impacto negativo na cristandade

O bom observador percebe que a cultura tem o potencial de contaminar o que Deus chama de sagrado. Deus criou um mundo, uma estrutura, um sistema de vida, uma cultura para nós. A ordem natural criada por Deus sempre sofreu alterações pelo homem, mas nos últimos tempos ela assumiu proporções gigantescas de confrontação e rebelião a Deus, à Palavra de Deus e ao povo de Deus.

Grande Alerta

É fácil ser doutrinado e não perceber quando o processo de doutrinamento acontece pela cultura. Quando a sociedade aceita a cultura imposta, é fácil ser enganado e se conformar com o que ela diz a todo instante sobre o que temos que pensar, falar e fazer.

A cultura popular está doutrinando cada brasileiro a ter uma mentalidade medíocre, carnal e anti-Deus. A Nossa cultura popular tenta nos guiar sobre como devemos viver. Ela diz o que temos que comer, vestir, comprar; em quem devemos votar e o que temos que fazer.

Hoje temos a "Cultura da Serpente". A cada dia fica mais claro que a pregação do Inferno está sendo inserida e vinculada na cultura, o maior veículo de transmissão das ideias, comportamentos e práticas contrárias as Sagradas Escrituras. E poucos percebem isso.

A geração que ama as fábulas

Porquanto, chegará o tempo em que não suportarão o santo ensino; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, reunirão mestres para si mesmos, de acordo com suas próprias vontades. Tais pessoas se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para as fábulas. 2 Timóteo 4:3-4.

Infelizmente, pertencemos a um mundo que está terrivelmente errado, que desafiadoramente virou as costas ao Criador, amando o dinheiro, praticando todo tipo de mal, e agora adotando uma cultura global anti-Deus. Você entende isso?

Não siga a cultura da Serpente. Não seja enganado e nem seduzido por seus encantos. Mantenha-se firme na Palavra de Deus.

A Imutabilidade Bíblica

Os conceitos da Bíblia nunca mudam. A Bíblia continua sendo a Palavra de Deus, inerrante e imutável. Os conceitos bíblicos permanecem constantes. Pecado é pecado ontem, hoje e até o fim dos tempos.

Leia Salmos 8:3-4, Isaías 40:25-31, 1 Coríntios 15:35-41 … Basicamente, Deus quer que O reconheçamos em tudo porque Ele fez tudo e nos tornou singularmente diferentes. Deus dá seu esplendor e glória a todas as Suas criações.

Conclusão

Amados irmãos, cultura e culto são palavras com a mesma raiz: CULT. Além da semelhança estrutural, suas relações são evidentes. A cultura atual está levando o povo a ouvir outra voz e prestar outro tipo de culto: o da carne, que distancia cada vez mais o homem de Deus.

Além da precaução pessoal, nós crentes em Jesus Cristo, precisamos orientar o nosso povo sobre esse assunto e nada melhor que a pregação do Evangelho.

O evangelho é a boa notícia para os pecadores. Precisamos pregar O Reino de Deus, a salvação eterna, a libertação do pecado, a restauração da dignidade humana, entre outras bênçãos.

Comece contanto o seu testemunho de conversão às pessoas mais próximas. Fale de suas fraquezas e fracassos, fale sobre o seu encontro com Cristo e como conseguiu adquirir forças para ser liberto e hoje ter coragem de testemunhar sobre sua conversão diante do poder libertador, salvador e restaurador de nosso Senhor Jesus Cristo. Sua vida mudou! Fale sobre a nova pessoa que você é e a alegria, paz e esperança que você tem em Cristo.

Como já dissemos: A sua história vale a pena ser contada. Portanto, fale, testemunhe com fé o poder do Evangelho sobre sua vida.

Jesus Cristo é a razão de estarmos aqui, Ele é a nossa cura, a nossa libertação e salvação. Jesus é o bom pastor, o caminho, a verdade e a vida.

Diga isso às pessoas. Seja um instrumento poderoso de resgate e de salvação.

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!