Projeto Filipe

Reflexão Bíblica Semanal Para os Grupos Familiares

Estudos Mais Recentes no Projeto Filipe

O que é necessário para crescer espiritualmente? Certamente há mais de um item na resposta. Existem hábitos essenciais e inegociáveis ​​que você deve desenvolver se quiser crescer até a maturidade de Cristo.

Sabemos que o discípulo de Cristo é o Sal da terra e a Luz do mundo. Mas, será que salinizar moralmente os habitantes da terra e iluminar o mundo com a verdade do Evangelho, implica em se envolver em questões distintas do nosso chamado? Em apresentar soluções para todos os dilemas e questões humanas? Em abraçar, por exemplo, a militância...

E não somente fizeram o que esperávamos, mas entregaram-se primeiramente a si mesmos ao Senhor e, depois, a nós, pela vontade de Deus. 2 Coríntios 8:5.

Hoje existe uma indiferença generalizada e mesmo uma hostilidade franca em relação à lógica e ao seu uso no cotidiano. O que é mais preocupante é que esse comportamento também está presente na igreja de Cristo. A impressão que temos é que houve o divórcio da fé com a razão.

Davi estava sendo muito perseguido por Saul e, por conta disso, decidiu ir para as terras dominadas pelos filisteus para ter mais proteção. Em Gate foi recebido pelo rei Aquis, juntamente os 600 guerreiros fieis a Davi.

Estudo da Semana

O Peso do Pecado

MENSAGEM EM ÁUDIO


..."o conhecimento superficial  em relação a Deus cria no interior do homem conceitos errados e, consequentemente,  uma teologia errada, comportamentos errados e uma fé com pontos de incredulidade". Denis Frota


O Peso do Pecado

Salmos 51:1-12

Uma breve reflexão sobre as consequências do pecado não confessado.

 Comente sobre isso!
  • Você já percebeu como é difícil hoje as pessoas reconhecerem os seus erros, pedirem desculpas ou perdão de seus atos errados?
  • De acordo com Isaías 59:1-3 comente sobre o motivo de muitas orações não serem atendidas.
  • Qual foi a última vez que você realizou uma confissão verdadeira e profunda, com o auxílio da consciência moral, Espírito Santo e Escrituras Sagradas?
  • Você tem algum testemunho sobre um fracasso em decorrência de um pecado não confessado?

 O Peso do Pecado

O que é necessário para crescer espiritualmente? Certamente há mais de um item na resposta. Existem hábitos essenciais e inegociáveis ​​que você deve desenvolver se quiser crescer até a maturidade de Cristo.

George Barna, conhecido escritor evangélico, após realizar uma pesquisa nos Estados Unidos, disse que a maioria dos crentes considera importante a fé, mas, poucos estão investindo esforços na busca pelo crescimento espiritual. Parece que a maioria demonstra falta de compromisso, de disciplina e de boa vontade sobres esse assunto.

A pesquisa de Barna descobriu que...

Quais as razões apresentadas pelos cristãos para não buscarem o crescimento espiritual com mais paixão?

  • 66% disseram que estão ocupados demais para dedicar ao processo o tempo necessário.
  • 25% citaram uma falta geral de interesse ou motivação para crescer.
  • 9% está empenhando esforços para crescer espiritualmente.

O Cristianismo no Ocidente sofre de "falta de paixão" pelo crescimento espiritual porque os cristãos estão ocupados demais com outras coisas que lhes fascinam, atraem e consomem o seu tempo e dedicação.

Aqui no Brasil a situação não é diferente. Damos aprovação intelectual à ideia de que temos que levar o crescimento espiritual a sério, mas quando chega a hora, as nossas agendas já estão sobrecarregadas com outras tarefas e responsabilidades que consideramos mais importantes. Na realidade, estamos perdendo a paixão pelos assuntos de Deus.

Se você está aqui esta manhã e concorda com o que falamos até o momento, temos uma admoestação inicial para sua vida: O tempo passa rápido demais. Sabedor disso invista no seu crescimento espiritual, enquanto há tempo.

Queremos compartilhar algo bíblico que certamente lhe ajudará a refletir melhor sobre esse assunto e tomar decisões sábias que mudarão o curso de sua vida.

I – O Peso que impede o crescimento.

As pessoas estão espiritualmente pesadas. Elas estão sobrecarregadas com a culpa de seus pecados e isso as impede de um crescimento espiritual.

- Poucas pessoas se sentem culpadas, envergonhadas, prisioneiras da sua condição espiritual.

- Outras, a maioria, não percebem que estão carregando um peso desnecessário em suas vidas. Fardos internos que estão impedindo o crescimento espiritual.

A verdade é que não podemos ser livres e nem crescer carregando o peso do pecado.

1. Pecamos contra Deus e contra pessoas

2. Pecamos por comissão, omissão ou intenção.

II - Não guarde pecado. Pare de Esconder Pecado.

Pecado faz adoecer, tira a paz, a alegria da vida, traz vergonha e declínio espiritual. Pecado deforma, descaracteriza, embrutece. Pecado mata! Pecado nos afasta de Deus!

Pensar que, se passar um tempo suficiente, Deus esquecerá o seu pecado é um tremendo engano. Pensar que não foi um pecado tão grande e por isso você não precisa confessá-lo é também um grande erro. Desculpar-se, tentar se justificar é outro erro... nada disso resolve, só piora a situação.

Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio. Salmos 32:3-5

  • Você perderá sua alegria, força e paz. Você estará pesado e não encontrará alívio.
  • Você ficará frustrado e o crescimento espiritual não acontecerá.

As pessoas que encobrem os seus pecados não prosperarão. Mas se os confessarem e os abandonarem, receberão misericórdia. Provérbios 28:13.

Não guarde veneno mortal dentro de si. Não guarde imundice moral e espiritual em seu coração. Seja purificado pela confissão.

Confesse Biblicamente o pecado. Não falsifique uma confissão.

  • Confissão Bíblica significa voltar para Deus nos Seus termos.
  • Aqueles que verdadeiramente confessam os seus pecados obtêm o perdão completo de Deus

Seja verdadeiro e profundo.

Às vezes, as consequências de uma confissão são duras, daí muitos optarem por uma confissão superficial e... ineficaz.

Isso não muda nada. Isso é apenas uma forma de enganar a si mesmo diante do Todo-Poderoso, tentando esconder a podridão que se encontra oculta no quarto dos horrores do homem interior!

O Peso Acumulado do Pecado Impede o Crescimento.

O que é preciso para crescer? É preciso leveza moral pela Confissão!

  • Para crescer precisamos eliminar o fado do pecado, o peso da culpa;
  • Para crescer precisamos de uma boa limpeza/higiene espiritual – Confissão de pecados.

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo e nos perdoará os pecados e nos purificará de toda injustiça. I Jo 1:9 (NVI).

A única maneira do pecador encontrar a alegria do perdão é através da humildade da confissão verdadeira.

Confissão verdadeira significa que reconheço:

1. A propriedade dos meus pecados, a minha culpa e me envergonho disso;

2. A ofensa a Deus e ao próximo;

3. Os prejuízos, as consequências do meu pecado;

4. A necessidade de restituição pela minha transgressão;

5. A necessidade de uma mudança radical de comportamento.

Uma parte essencial da confissão é o reconhecimento da propriedade do pecado – estes são os meus pecados, minha rebelião e minha culpa.

Isso significa que não nego, não escondo, não disfarço meus pecados, não ponho atenuantes. Significa arrancar os disfarces e chamar as transgressões pelo que são: pecados!

Muitos querem atenuar a condição de pecado, mas a verdade é que ...

  • Não é apenas um relacionamento platônico ou um flerte com a mulher alheia, é adultério no coração.
  • Não é apenas discordância com o chefe, é desonra e grosseria.
  • Não é uma vantagem sobre o empregado, é roubo.
  • Não é uma falta de empatia momentânea, é rejeição, intolerância e desamor.
  • Não é trabalhar mais leve, é preguiça, malícia e negligência.

Chame o seu pecado pelo nome certo: pecado. Sinta vergonha deles e trate-os da forma bíblica. Em seguida afaste-se dos velhos caminhos, hábitos e práticas que lhe levam ao pecado. Converta-se a Deus, volte-se a Ele, siga a vida em obediência. Fazendo assim você obterá o perdão divino ao invés do Seu julgamento.

Lembre-se: Só existe uma forma do pecado ser tratado com sucesso: A Genuína Confissão segundo as Escrituras Sagradas.

Quatro Grandes Vitórias Obtidas com a Confissão Verdadeira

1-A Confissão prepara o caminho para o perdão.

Está na Bíblia, I João 1: 9, NIV. "Se confessarmos nossos pecados, ele é fiel e justo e nos perdoará nossos pecados e nos purificará de toda a injustiça".

2-A Confissão prepara o caminho para a reconciliação e a comunhão.

Está na Bíblia, Neemias 9:3. "[Os israelitas] levantando-se no seu lugar leram no Livro da Lei do Senhor, seu Deus por um quarto do dia, e passaram mais um quarto em confissão e na adoração ao Senhor seu Deus".

3-A Confissão prepara o caminho para a cura.

Está na Bíblia, Tiago 5:16, NIV. "Portanto, confessam seus pecados e oram um pelo outro para que vocês possam ser curados. A oração de um homem justo é poderosa e eficaz."

4-A Confissão torna possível o sucesso.

Está na Bíblia, Provérbios 28:13, TLB. "Um homem que se recusa a admitir que seus erros nunca pode ser bem-sucedido. Mas se ele confessa e os abandona, ele terá outra chance".

Conclusão

Você estaria disposto a seguir os passos da confissão apresentados nesta mensagem? Você pode ter chegado aqui esta manhã com um peso no espírito, uma culpa na alma, mas você não precisa sair do mesmo jeito. Confesse o seu pecado e seja livre do sobrepeso espiritual para poder crescer espiritualmente.

Apresentamos a seguir Sete Chaves da Confissão:

1. Dirija-se a todos os envolvidos

Isso pode ser apenas Deus. Podem ser outros também. Você precisa confessar o seu erro a todos os afetados pelo seu pecado.

2. Evite desculpas: se, mas, talvez...

"Deus, eu colei na prova, mas se a minha colega não tivesse deixado o livro dela ficar tão visível, acho que não teria feito isso." "Deus, eu gritei com minha mãe, mas ela gritou comigo também!" Lembre-se: "Se contém uma desculpa, não é uma confissão".

3. Admita especificamente o que você fez de errado

É fácil esconder-se atrás de generalidades vagas. Não faça isso. Identifique suas atitudes pecaminosas (orgulho, egoísmo, inveja, ganância, amargura, ingratidão, teimosia, etc.) e ações pecaminosas.

4. Reconheça a dor que você causou

Deixe Deus saber que você percebe que seu comportamento pecaminoso lhe causou dor.

5. Aceite as consequências

Diga a Deus que você está disposto a arcar com as consequências do seu pecado. Deus pode graciosamente deixá-lo fora de perigo. Essa é a decisão dele, não sua.

6. Mude seu comportamento

Provérbios 28:13 diz que devemos confessar e abandonar nossos pecados. Assuma o compromisso de que, com a ajuda de Deus, você não seguirá esse caminho novamente.

7. Aceite o perdão de Deus

Se depois de confessar o seu pecado conforme dito aqui e, mesmo assim, a sua consciência ainda está atormentada pela culpa, isso não vem de Deus. O SENHOR diz que se você confessar, Ele perdoará. Deus não mente e não erra. Acredite na Palavra dele: Receba!

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!


Reflexões e Recursos Adicionais

Baixar Reflexão em PDF

Outros Recursos Didáticos Para o Projeto Filipe

INFORMATIVO - PERGUNTAS E RESPOSTAS.

APOSTILA DO PROJETO FILIPE.

Discipulado: Informativo & Classe 301

OIKOS

Rede Social Oikos