A Mentira

26/07/2021

Salmos 120.2 "SENHOR, livra-me dos lábios mentirosos, da língua enganadora".

Introdução

Você já mentiu? Há mentiras que são consideradas inconsequentes e insignificantes por muitas pessoas. Por causa desse pensamento equivocado, essas pessoas acabam tornando as mentiras parte de seu cotidiano. Saiba, porém, que as tais mentirinhas não são tão inofensivas como aparentam ser. Os efeitos da mentira podem ser altamente prejudiciais, desastrosos, irreparáveis aqui e no porvir.

Você sabe as consequências das mentiras que conta? A primeira consequência da mentira faz o indivíduo ficar preso moralmente na falácia que criou, uma vez que ele tem que dar sustentação à mentira contada. Ao contrário do que possa parecer, a mentira traz prejuízos não só para quem é alvo da mentira, mas, também, pode acabar envolvendo outras pessoas. Além disso, diante de Deus, quem mais se prejudica com uma mentira, na realidade, é quem a conta.

A triste realidade é que o mundo está vivendo envolto em mentiras e a humanidade está se acostumando a viver assim.

O Brasil é o país que mais têm processos trabalhistas em todo o planeta. São cerca de 10 milhões de ações judiciais em tramitação. Quando analisamos esses litígios, no entanto, percebemos que muitos envolvem mentiras. Importante ressaltar, inclusive, que muitos empregados começam nas empresas graças a uma mentira: aumentam seus currículos colando atribuições que não têm, omitem problemas que tiveram em empresas passadas e vendem uma imagem que não é real.

O diabo é o pai da MENTIRA.

"Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira". João 8:44.

O homem foi enganado pelo pecado da mentira de satanás. O diabo é o pai da mentira, ele continua agindo no mundo com seu engano, pervertendo vidas para que sejam não somente enganadas, mas militantes da mentira.

O homem espiritualmente cego pelo poder de Satanás é conduzido neste mundo, a viver nas suas mentiras e fábulas: nos seus costumes de engodos e trapaças.

Coisa terrível é a mentira. Todo tipo de engano, toda falsidade é de procedência maligna.

"Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna". Mateus 5:37

Todo aquele que ama e comete mentira, tem por pai o diabo!

Os tipos de mentiras

A verdade é única, a mentira não; ela admite incontáveis versões. Mas, seja qual for a versão da mentira, por mais bela, atrativa e sedutora que seja, um dia as máscaras cairão, a realidade será contemplada e a decepção será grande.

Nesta breve reflexão, vãos analisar cinco tipos de mentiras:

1- ENGANO - A mentira com o propósito de enganar.

Em II Coríntios 11.3, lemos:

"Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo".

Satanás usa astúcia, embuste e disfarces para enganar as pessoas (II Coríntios 11.14).

O engano é uma forma premeditada de trapacear (Provérbios 12.5). Seria como fazer uma pessoa de boba, levando vantagem sobre a mesma (Provérbios 26.24).

Um forte exemplo de engano citado na Bíblia é a chamada "balança enganosa" (Provérbios 11.1; 20.23). A balança enganosa é uma forma fraudulenta, que faz com que o peso de um produto pareça mais do que realmente é, o que consiste em desonestidade.

O próprio coração do homem pode ser enganado por sua natureza corrupta, pois "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" (Jeremias 17.9).

Nos últimos tempos "muitos enganadores têm saído pelo mundo a fora" (II João 1.7).

Porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos (Mt 24:24).

A esse iníquo cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás com todo o poder e sinais e prodígios de mentira (2Ts 2:9).

Não aceite o engano em sua vida!

2- SOFISMA:

II Coríntios 10.4 "Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas".

Sofisma é uma argumentação falsa que é cometida intencionalmente com o intuito de confundir e persuadir o interlocutor. Assim, o sofisma gera uma ilusão de verdade. O sofisma é uma mentira tão bem contada, que parece até uma narrativa verdadeira. No tempo clássico dos filósofos gregos, havia uma corrente filosófica chamada de sofistas, que eram oradores inteligentes contratados para dissertar a respeito de qualquer assunto, dependendo de quem lhes pagasse mais. Estes filósofos sofistas usavam a arte do convencimento para argumentar sobre as causas que eram patrocinadas.

Sofisma é uma retórica apresentada com aparente lógica e sentido, mas com fundamentos contraditórios e com a intenção de enganar.

Nota: Não devemos confundir os sofismas com os paralogismos: os sofismas procedem da má fé, os paralogismos, da ignorância.

O apóstolo Paulo sabia refutar a filosofia dos sofistas; ele alertou claramente sobre o assunto: "Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas" (Colossenses 2.8).

Não aceite sofismas!

3- FALSIDADE: Nos tempos atuais quase tudo pode ser falsificado. As pessoas estão acostumando-se com produtos falsos, desenvolvendo paralelamente personalidades falsas., fingidas, dissimuladas.

Salmos 12.2 "Falam com falsidade uns aos outros, falam com lábios bajuladores e coração fingido".

A falsidade é uma simulação, onde os mentirosos usam máscaras na personalidade, fingem o que não são, e desse modo conseguem enganar as pessoas (Provérbios 12.20). São indivíduos dissimulados e hipócritas como os Gibeonitas que enganaram Josué e Israel, quando "usaram de estratagema, e foram, e se fingiram embaixadores, e levaram sacos velhos sobre os seus jumentos e odres de vinho, velhos, rotos e consertados" (Josué 9.4).

O cristão deve ser verdadeiro o tempo todo. Seja você mesmo, não falsifique a sua personalidade.

Se você está num ambiente onde as pessoas estão fingindo determinados comportamentos, não se associe com o pecado delas. Seja você mesmo e se for preciso, sem querer ofender a ninguém, diga-lhes que não compactua com a mentira; não seja omisso e nem falso em seus comentários e observações. Ore e diga a verdade, na hora certa e da forma certa.

"Desvia de ti a falsidade da boca e afasta de ti a perversidade dos lábios" (Provérbios 4.24).

Evite todo tipo de fingimento ou falsidade!

4- ILUSÃO:

II Timóteo 4.4 "e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas".

Inventividade, devaneio, quimera, sonho, imaginação irreal, etc.

Fabular é criar na imaginação situações que você gostaria que acontecessem. Fantasiamos com o que não temos e gostaríamos de ter, com o que não somos e gostaríamos de ser. A fabulação funciona como um mecanismo psíquico que proporciona uma satisfação ilusória, falsa e perigosa.

"O maior inimigo da verdade, muitas vezes, não é a mentira, deliberada, tramada e desonesta, mas o mito, persistente, persuasivo e fantasioso" (John F. Kennedy, 1917-1963, presidente dos Estados Unidos de 1961 a 1963).

As ilusões, fantasias ou fábulas são tipos de mentiras que se tornam cada vez mais populares. Literatura e filmes de ficção atraem as pessoas. Quanto mais fantasia em uma história, maior a aceitação do público. Parece que a realidade da vida está tão difícil, que as pessoas preferem o que é surreal como entretenimento.

A vida imersa em fantasias e desvinculada da fé pode se transformar facilmente numa ilusão que aprisiona o sonhador em uma incansável busca do bem-estar pessoal, em detrimento do amor ao próximo e do cumprimento de nossa missão neste mundo.

" o justo viverá pela fé" (Gl 3,11). Não viva na ilusão de um paraíso restaurado, não procure criar um mundo paralelo, enfrente a vida com fé. Toda a nossa existência é atingida pela fé.

"mas rejeita as fábulas profanas e de velhas caducas. Exercita-te, pessoalmente, na piedade" (I Timóteo 4.7). Várias vezes o apóstolo Paulo fala sobre tomar cuidado e não perder tempo com fábulas (I Timóteo .14 e Tito 1.14).

Não perca tempo com fábulas e ilusões! Viva pela fé em Deus e cumpra a sua missão nesta terra.

5- OMISSÃO:

Marcos 4.22 "Pois nada está oculto, senão para ser manifesto; e nada se faz escondido, senão para ser revelado".

Omitir a verdade é o mesmo que mentir em silêncio.

A omissão acontece quando a pessoa conhece a verdade, mas não diz a verdade, colaborando ou contribuindo com o sistema falacioso da mentira. Não se trata de uma mentira direta, mas uma forma de cooperação com o engano.

As atitudes omissas são tão prejudiciais quanto as palavras mentirosas.

Quem é covarde em tempo de paz, será traidor em tempo de guerra - Benneden.

"Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando" (Tiago 4.17). Omitir a verdade é o mesmo que mentir em silêncio.

Jesus repreendeu os fariseus, que viviam de aparência religiosa, mas omitiam a verdade (Lucas 11.42).

Deus sabe tudo o que acontece conosco e não se agrada quando omitimos a verdade e deixamos que os outros continuem vivendo na mentira. (Isaías 29.15).

Não omita a verdade!

A Mentira Sistêmica

"O mundo deseja ser enganado" (Sebastian Brant, 1457-1521, poeta e humanista alemão).

A mentira não pode ser entendida somente como informação falsa (fake news), dita aqui e acolá. Tudo que não corresponde à realidade dos fatos é uma versão adulterada da verdade.

A Bíblia diz que a geração dos últimos tempos não se apegará à verdade, mas às fábulas, as diversas formas de mentiras, recheadas de ilusões:

"... e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas. 2 Tm 4:4.

O sistema operante deste mundo trabalha com a mentira, deixando o homem fascinado pelas várias opções de glória terrena. Se não vigiarmos e não seguirmos a verdade pela Palavra de Deus, acabaremos acreditando na mentira sistêmica, implantada no sistema operante que rege a vida social no planeta, de modo que facilmente nos acomodaremos à versão falaciosa de mundo, que é apresentada à humanidade, sem nos apercebermos que, agindo assim, estamos sendo enganados e manipulados pela vontade do diabo.

Se não vivermos conforme as Escrituras Sagradas, estaremos vivendo na mentira.

Em Deus não há mentira, não há engano.

"Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? Ou, havendo falado, não o cumprirá? "Números 23:19

Os filhos de Deus devem falara verdade e andar na verdade, sempre.

"Abomino e odeio a mentira; mas amo a tua lei" . Salmos 119:163

"O justo odeia a palavra de mentira, mas o ímpio faz vergonha e se confunde". Provérbios 13:5

Toda mentira tem um potencial destruidor.

A mentira mais eficaz vem revestida com fragmentos da verdade e costuma apresentar-se como algo bom, às vezes endossado pela ciência, a fim de causar maior credibilidade, ofuscar o nosso discernimento e nos fazer servos do engodo.

O diabo, carregado de mentiras vem com aparência de um ser bom, verdadeiro, honesto, revelador, além de trazer em seu discurso, vantagens e ajuda. ; ele se mostra perfeito, compreensível, ajudador, mas o seu objetivo é destruir o homem.

Se você não tem certeza das coisas, não diga! Não acrescente e nem subtraia informações, não iluda as pessoas com aquilo que você não tem certeza.

CONCLUSÃO:

Há pessoas que preferem viver na mentira. Elas criam seu próprio mundo e sua própria realidade, tornam-se escravas da ilusão, porque querem crer no engano, uma vez que o engodo apresenta-se sedutor, belo, favorável, agradável, totalmente compatível com os seus desejos carnais.

A mentira, a ilusão e o emburrecimento são algumas estratégias do diabo para manter a humanidade na ignorância espiritual, impedindo-a de conhecer a verdade e de viver a liberdade em Cristo.

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (João 8 : 32)

A verdade é singular e sempre será única; ela aponta o que de fato é, conscientiza, esclarece, liberta de conceitos errados e de falsas percepções; a mentira, ao contrário, oculta o real, distancia com fantasia, subtrai e acrescenta, desdobra-se em versões incontáveis, sobrevive na pluralidade; ilude e aprisiona suas vítimas na sedução do engano e traz prejuízos aqui e no porvir.

Diversas vezes as pessoas mentem sem pensar nas consequências, mas as consequências virão. A mentira é algo que aborrece profundamente a Deus (Provérbios 12.22). A Bíblia Sagrada deixa claro que "todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre" (Apocalipse 21.8). Sendo assim, devemos ser verdadeiros em tudo, resistindo e combatendo todo tipo de mentira com a verdade. (João 17.17).

Seja verdadeiro em tudo, o tempo todo!

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. ! Amém!