Casas Acolhedoras Que Transformam Vidas

20/09/2021

Introdução

Ao lermos Atos dos Apóstolos ficamos impressionados com o dinamismo de vida dos primeiros cristãos. Pessoas simples, do povo, quase sem recursos de qualquer natureza, conseguiram evangelizar com sucesso a geração em que viviam. Os primeiros cristãos venceram todas as dificuldades simplesmente com a fé em Cristo. Judeus, gregos, romanos e bárbaros foram evangelizados por homens e mulheres que não tinham dinheiro, talentos especiais e grandes conhecimentos, mas uma vida transformada por Deus. Leitura: Atos 2:41-47.


Agora olhemos para os nossos dias.

  • Pecadores estão sendo transformados em servos de Cristo?
  • Servos de Cristo estão sendo transformados na imagem de Cristo?

O Projeto Filipe Como Instrumento de Transformação de Vidas

Tornar o Projeto Filipe um lugar de transformação de vidas é um grande desafio porque as pessoas estão cada vez mais frias ao espiritual e mais exigentes diante de tantas opções no mundo.

Crescimento Transformador & Crescimento Agregador

O crescimento numérico de um grupo não é prova de transformação de vida.

Há basicamente dois tipos de crescimento: saudável e não saudável.

  • Crescimento SAUDÁVEL [+x] - Grupo Transformador - adição transformadora: as pessoas crescem, se fortalecem, amadurecem, frutificam e multiplicam o grupo.
  • Crescimento não saudável [+:] - Grupo Agregador - adição não transformadora: o grupo cresce,avoluma, mas as pessoas não se fortalecem , não amadurecem, não frutificam, são problemáticas e no final podem subtrair e dividir.

A triste realidade é que perdemos o poder de transformação de vidas ao longo dos anos. A rotina, a desmotivação e outros fatores contribuíram para esse declínio em nossos grupos familiares.

Lamentavelmente há grupos familiares estagnados e outros em declínio.

Quando um grupo familiar deixa de crescer temos um sinal de alerta de que algo não está bem. A esterilidade de um grupo leva à estagnação, declínio e extinção do mesmo.

Podemos testemunhar que algumas "casas acolhedoras" estão se tornando em simples locais de encontro de pessoas, sem transformação de vida. Alguns grupos se avolumam numericamente, mas não conseguem expressar uma real transformação no caráter, na moral, no comportamento, etc.

O Que Fazer?

Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem faz crescer - 1 Co 3:6.

... todo o corpo, sustentado e unido por seus ligamentos e juntas, efetua o crescimento dado por Deus. Cl 2:19

O que fazer? O Soberano Deus, em sua infinita sabedoria, decidiu ter o homem como cooperador em Sua Seara.

"Mas digo isto: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará" (2Co 9.6).

Quando estamos dentro do propósito divino, os resultados que obtemos em nosso ministério são diretamente proporcionais aos esforços empregados para superar os obstáculos que confrontam a nossa fé.

Acreditamos que a resposta humana à pergunta acima está em um Redirecionamento ao lema do Projeto Filipe: "Casas acolhedoras que transformam vidas".

Como as pessoas de fora devem ver o Projeto Filipe?

As pessoas de fora precisam ver o Projeto Filipe como um lugar atrativo, prazeroso de estar, mas acima de tudo "um lugar da presença de Deus, transformador de vidas".

Urge uma Reforma!

O Projeto Filipe precisa reformar alguns aspectos que não comprometam a sua essência e o conteúdo do Evangelho para se tornar de fato em "casas acolhedoras que transformam vidas".

Mirando o Alvo Certo

Os bons atiradores dizem que, se você quiser acertar o alvo, deve sempre mirar a mosca, o ponto central e mais difícil. Isso porque, se não acertar na mosca, mesmo assim as probabilidades de atingir o alvo serão grandes. Mas se mirar apenas no alvo, as possibilidades de errar são maiores.

O que queremos dizer com isso:

"Se você não tentar atingir a excelência, nunca terá a chance de alcançar o seu ponto máximo".

Um Tripé de Resultados

O que é necessário para mirar o ponto máximo de seu grupo? Façamos uma analogia:

Precisamos de um Tripé de Resultados:

  • um bom atirador -
  • uma boa arma e
  • uma boa posição.

Vamos explicar isso de forma mais fácil. Duas perguntas nos ajudarão no processo didático:

-Qual o alvo do Projeto Filipe? Pessoas: membros, convidados, visitantes;

-Qual é o nosso tripé de resultados?

  • Liderança Capacitadora (o atirador),
  • Equipe Cooperadora de Alto Desempenho (a boa arma)
  • Local Estratégico (a boa posição).

Sem Liderança capacitadora, sem equipe de colaboradores de alto desempenho e sem um local acolhedor e estratégico, o seu grupo não será um lugar prazeroso de se estar, inspirador e transformador.

O Grupo que usa integralmente o "Tripé de Resultados":

Quando o grupo usa o "tripé de resultados" logo percebe a diferença entre o natural-comum e o espiritual-extraordinário. Não se contenta com uma rotineira sucessão de reuniões sem implicações mais profundas no caráter e na espiritualidade dos participantes. Esse grupo:

  • consegue acertar o alvo e produzir resultados excelentes,
  • torna possível uma "casa acolhedora que transforma vidas".

Parte 1 do Tripé: Liderança Capacitadora

A liderança estabelece a visão/missão do grupo, para que todos saibam o alvo a ser alcançado; em seguida os líderes dão exemplo de trabalho e de motivação; dinamizam a reunião; auxiliam, treinam e potencializam os cooperadores, promovem a unidade e o envolvimento da equipe na conquista do alvo.

Uma liderança capacitadora consegue encontrar, treinar e potencializar a sua equipe para que a excelência do grupo seja amplamente desenvolvida pelos colaboradores, com poderes de decisão em áreas específicas. Isso permite auto-gerenciamento, senso de responsabilidade e o poder de decidir e agir rapidamente quando a situação o requer.

Parte 2 do Tripé: Uma Equipe de Alto Desempenho

As ferramentas de trabalho dos líderes são os colaboradores capacitados e comprometidos com o sucesso. Equipe de Alto Desempenho é aquela que produz excelentes resultados e que faz o integrante sentir-se honrado em fazer parte dela.

Os líderes devem buscar maneiras de encontrar e de potencializar colaboradores, formando uma equipe de alto desempenho. Esta tarefa não é fácil porque, no aspecto geral, os que estão prontos não querem se comprometer com o ministério e os que não estão prontos são os que se apresentam para o trabalho.

Parte 3 do Tripé: Lugar Estratégico

Um grupo familiar torna-se um lugar preferido de se estar quando há: satisfação daqueles que frequentam as reuniões, dinamismo dos integrantes, boa receptividade e acolhida, disposição em servir, cooperação, atenção aos visitantes, aconchego na casa, fraternidade, etc. Tudo precisa ser preparado de tal forma que o lugar de encontro torne-se agradável, convidativo e prazeroso de se estar.

Se somarmos a excelência do lugar à espiritualidade reinante na reunião: a devoção a Deus, o amor fraternal, a santidade, a paz, a concordância, o respeito mútuo, o estudo da Palavra e a oração, teremos de fato uma casa acolhedora que transforma vidas, um lugar abençoador que consegue repassar uma espiritualidade contagiante.

Conclusão:

Certamente que os tempos são difíceis, as pessoas estão sobrecarregadas, frias e decepcionadas, mas o mundo está em grande expectativa. A impressão que temos é que todos aguardam "algo" que não sabem o que é, mas que possa trazer mudanças significativas em suas vidas.

Acreditamos que o Projeto Filipe pode fazer esse "algo" acontecer...

Este é o momento de apresentarmos uma REAÇÃO IMPACTANTE: espiritualidade contagiante, sobrenatural, emocionante, empolgante, motivacional, funcional, transformadora.

Somente um grupo transformado tem o poder de testemunhar transformação.

O seu grupo pode testemunhar a transformação recebida por Jesus Cristo. Podemos falar da mudança de pensamento, de valores, de caráter que aconteceu conosco. Podemos falar dos benefícios de uma nova vida, a paz interior, a libertação, a salvação, a restauração, o senso de utilidade neste mundo servindo a Deus, etc. Que o seu testemunho seja tão poderoso em palavras quanto em atitudes.

Para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus imaculados no meio de uma geração corrupta e perversa, entre a qual resplandeceis como luminares no mundo, Fl 2:15.

O nosso grande sonho é que o Projeto Filipe seja uma verdadeira cidade de "casas acolhedoras que transformam vidas".

Pense nisso, empenhe-se nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!

Recursos Didáticos

Oito Etapas Para um Bom Testemunho Cristão

I - Seja Santo

Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. (1 Pedro 1:16).

II - Viva Para Cristo

E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. (2 Co 5:15).

III - Faça o Bem (Mt. 6:1-4; 19-21)

Então, enquanto temos oportunidade, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé. (Gl 6:10)

Mas não vos esqueçais de fazer o bem e de repartir com outros, porque com tais sacrifícios Deus se agrada. (Hb 13:16).

IV - Seja Misericordioso

Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso. (Lc 6:36).

V - Perdoe Sempre

Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também (Mt 18:22; Cl 3.13).

VI - Abençoe o Próximo (Mt. 6:14-15)

Abençoai aos que vos perseguem; abençoai, e não amaldiçoeis (Rm 12:14).

VII - Ore por você e Interceda por todos

1 Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens,

2 pelos reis, e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e sossegada, em toda a piedade e honestidade.

3 Pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, (1 Tm 2:1-3)

VIII- Testemunhe a Sua Nova Vida

Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; (1 Pe 2:9).