DYNAMUS
Um Projeto de Deus Para a Sua Vida
Despertamento Espiritual
Introdução
Uma breve análise situacional de nossa geração:
- Muitos se encontram acomodados à vida secular e não sentem motivação de buscar a Deus intensamente.
- Muitos estão espiritualmente fracos e sem nenhum interesse na salvação de almas perdidas.
Por outro lado, as trevas avançam e conquistam território em todos os segmentos da vida em sociedade.
O que fazer?
É de um despertamento espiritual que mais precisamos nesses dias.
Há uma promessa de Deus no Livro de Joel, repetida em Atos que acendem a nossa esperança de um despertamento nos últimos dias. Os sinais dessa promessa estão começando a acontecer em vários lugares.
- Joel 2:28 - E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
- Atos 2:16-18 - E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos; 18 e também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e minhas servas, naqueles dias, e profetizarão
Mas ... O que é um despertamento espiritual? É o agir intenso do Espírito Santo em nosso meio, quebrantando, convencendo do pecado, acendendo a chama da fé, da santidade e a paixão pelas almas perdidas, entre outras coisas da vontade de Deus.
Quando um despertamento espiritual acontece há no homem um retorno à vontade de Deus e vice-versa, ou seja, quando o povo se submete à vontade de Deus, a terra torna-se um convite para o Espírito de Deus operar intensamente.
Todas as vezes que os crentes retornam aos princípios das Sagradas Escrituras, dá-se um despertamento espiritual. Foi assim no tempo de Josias e na época de Esdras. E, o mesmo se verifica quando o povo de Deus, hoje, predispõe-se a se submeter à vontade de Deus.
A Vontade de Deus
Quando Deus quer realizar os seus propósitos, pode incutir a sua vontade no espírito do homem. Somente o Espírito Santo pode levantar homens necessários ao desempenho da obra que o Pai Celeste quer fazer nesta terra.
A vontade divina é a causa final de todas as coisas. Ela é absoluta e imutável (Sl 33.11), não está condicionada por nada além de si mesma.
A vontade de Deus é revelada ao homem de várias maneiras: pela palavra falada (Êx 3.14-18; At 1.8); por meio de sonhos e visões (Gn 41.1-32; At 16.6-10); pelo mundo natural e pelos eventos históricos (SI 89.9,10; Is 46.10,11; 53.10); pelas Sagradas Escrituras (cf. At 20.27; 1 Pe 4.17,19).
O Despertamento vem de Deus
O Despertamento Espiritual vem do Próprio Deus e a nossa submissão à vontade de Deus coopera com o agir intenso do Espírito Santo em nosso meio, quebrantando, convencendo do pecado, acendendo a chama da fé, da santidade e a paixão pelas almas perdidas, entre outras coisas.
O Propósito de um Despertamento Espiritual
A principal finalidade do despertamento é a salvação e a restauração espiritual do homem.
- Deus renova a fé dos abatidos - Através de um despertamento espiritual, Deus cria o ambiente de fé, de expectativa, e de oração.
- Deus salva os pecadores - Através de um despertamento espiritual, Deus liberta, cura, quebranta, comove, confronta, exorta, consola, abençoa, salva.
O Espírito Santo está sempre pronto para convencer o mundo sobre o pecado, a justiça, e o juízo (Jo 16.8,9).
O Autor e os cooperadores de um Despertamento
Deus faz o milagre do despertamento. Ele usa instrumentos humanos para cooperarem com ele, mas o autor do despertamento é Ele mesmo.
As coisas humanas podem ser explicadas, previstas e calculadas. Mas a operação do Espírito Santo é um mistério. Jesus disse: "O vento sopra onde quer e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem nem para onde vai. Assim é todo aquele que é nascido do espírito" (Jo 3.8).
Nós podemos sentir o chamado divino, o agir de Deus e ver o resultado do despertamento nas pessoas ao nosso redor. Podemos ter uma renovação espiritual e sentir o sobrenatural do poder de Deus em nosso meio (Hb 6.5). Mas não conseguimos explicar quando e como essas coisas acontecem.
Mas o que é necessário para se viver um grande despertamento espiritual?
1- Em primeiro lugar, é necessário querer que isso aconteça e começar a buscar a presença de Cristo em oração. Não pode haver avivamento sem oração. É um pressuposto básico do qual não podemos fugir.
2-Em segundo lugar, é necessário se voltar à vontade de Deus, obedecê-Lo. Voltar à Palavra de Deus. Somente a vontade de Deus interessa.
3-Em terceiro lugar, o retorno ao primeiro amor. A força da nossa fé precisa corresponder à manifestação do amor a Deus e às almas perdidas.
Conclusão
Diante de tudo isso, temos que rogar as misericórdias do SENHOR para que um novo despertamento espiritual venha sobre o seu povo.
Cremos que Deus está nos CHAMANDO para uma grande obra de despertamento espiritual nesta cidade.
Dynamus – um projeto de Deus para a sua vida.
Ouça, veja, participe!
Noites especiais... momentos edificantes e inesquecíveis. Testemunhos poderosos e mensagens de fé.
Você está sendo convidado a fazer parte desse mover do Espírito, despertando, libertando, curando, salvando vidas para Cristo nesta terra.
Hoje, se ouvires a Sua voz não endureçais os vossos corações. Hb 3:15.
Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!