Feliz Ano Novo
A chegada de um novo ano nos leva a pensar sobre o tempo.
O tempo é uma dimensão da criação de Deus que implica a ideia de consecutividade e progressão; é a medida de duração das coisas, dos fatos e como contabilizamos os momentos.
Tudo que obedece a uma sequência natural de acontecimentos, seja no início, meio ou fim é algo cronológico - que pertence ao tempo.
O homem é um ser criado, portanto cronológico, um indivíduo histórico, cuja existência se temporaliza, constituindo-se como uma vivência passada, articulando-se para se atualizar no presente, para depois se projetar, no futuro. É um ser temporal, finito e consciente de sua finitude, mas tem a eternidade como objetivo de sua existência.
O ano de 2024 chegou e um novo ano significa um ciclo de contagem de tempo que se encerra e, automaticamente, um novo que começa. O que podemos aprender com isso?
A Sagrada Escritura fala em Eclesiastes 3:1 que " há tempo para tudo, ou seja, há uma ocasião certa para tudo, um momento certo para cada propósito debaixo do Sol. Tudo isso nos leva a refletir sobre 2023...
Com o que gastamos os nossos dias? Eles foram proveitosos? Conseguimos fazer o que planejamos? Mas, mais do que recordar o que fizemos ou deixamos de fazer, qual tempo você viveu?
Entre os tempos descritos em Eclesiastes estão o de nascer, morrer, plantar, arrancar o que plantou, matar, curar, derrubar, construir, entre tantos outros. A pergunta crucial é: Que tempo você viveu em 2023?
Junto com os dias que ficaram para trás , deixamos alegrias, tristezas, conquistas, perdas, superações e frustrações. Mas, independentemente se foi um tempo bom ou ruim, o autor de Eclesiastes nos mostra que os tempos chegam ao fim.
O mais importante é que somos ensinados pela Sagrada Escritura que há coisas que devem ser feitas a tempo e fora do tempo, como pregar a palavra de Deus e estar preparado para o encontro com o SENHOR. Além disso, sabemos da importância de orar uns pelos outros e de ajudar os da família da fé. Faça isso sempre.
O nosso desejo e oração é que 2024, seja qual for o tempo preparado de acordo com o propósito de Deus, possamos caminhar juntos em fé, remindo os próximos 365 dias, procurando discernir a vontade do SENHOR em cada etapa, com a esperança de estar sempre no centro da vontade do nosso Deus.
Apesar de vivermos tempos difíceis, nós cremos em um Deus que é o mesmo ontem, hoje e o será para sempre (Hebreus 13:8). Ele é o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim (Apocalipse 22:13). Para Ele a mudança de ano não faz diferença. O que realmente faz a diferença para nós é entregar cada dia nas mãos do ETERNO e estar sempre disposto a fazer a Sua Santa Vontade. Sendo assim, podemos declarar com fé:
Adeus 2023, a Deus 2024!