Filhos de Deus
Todos os seres humanos são "filhos' de Deus, em certo sentido, porque Deus é o Pai da Criação.
Ef 4:6 - um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos.
At 17:28 - 'Pois nele vivemos, nos movemos e existimos'.
Sl 24:1 - Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem.
Essa filiação, porém, é genérica e figurativa, aplicando-se a todos os seres criados, incluindo animais e vegetais.
Ao criar os seres vivos, Deus estabeleceu um princípio para a continuidade das espécies na terra:
Gn 1:24-25 - E disse Deus: Produza a terra ser vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi.
O Primeiro Homem
Deus criou o homem a Sua imagem e semelhança. Adão, ao ser criado, recebeu o fôlego de vida do Criador e tornou-se um ser vivente.
Gn 2:7 - Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente.
Sendo assim, Adão tornou-se o cabeça da raça humana e os seres humanos como raça são filhos de Adão.
Mais tarde, o cabeça da raça humana, comeu do fruto proibido e, consequentemente, perdeu a imagem e semelhança de Deus. Com a queda espiritual, Adão passou a gerar filhos à sua própria imagem, levando toda a humanidade a uma condição de pecado e de morte.
Gn 5:3 - E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete.
Os filhos de Adão são pecadores e mortais, destituídos da glória de Deus. Todos morrem e todos têm que prestar contas de seus pecados a Deus.
Rm 14:12 - Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus
O Segundo Homem
O ETERNO Deus, no intuito de salvar a humanidade da condenação eterna, e de reconciliar o homem consigo, enviou do céu o segundo homem, Jesus Cristo, que foi concebido por obra do Espírito Santo no ventre da virgem Maria.
Lc 1:35 - Então o anjo lhe esclareceu: "O Espírito Santo virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. E por esse motivo, o ser que nascerá de ti será chamado Santo, Filho de Deus.
Jesus, o Filho de Deus, nasceu por obra do Espírito Santo e foi feito carne para ser também Filho do Homem. Ele viveu nesta terra por aproximadamente 33 anos e nunca pecou. (Hb 4:15). Jesus foi obediente ao Pai até a morte na cruz.
Dois cabeças, duas filiações
- Adão é o cabeça da raça humana – Todos que nascem nesta terra são filhos naturais de Adão. Uma vez que o pecado e a morte entraram na humanidade pelo cabeça da raça, todos nascem pecadores e mortais;
- Jesus Cristo é o cabeça da igreja, daqueles que Nele creem – Cl 1:18. Todos que nascem do Espírito Santo são filhos de Deus. Uma vez que o perdão e a vida eterna entram na humanidade pelo cabeça da igreja, todos que nascem do Espírito são perdoados e têm a vida eterna.
Assim como a desobediência de Adão trouxe terríveis consequências a todos que estão ligados a ele pela raça: pecado, morte e condenação eterna. A obediência de Jesus trouxe tremendos benefícios a todos que estão espiritualmente ligados a Ele pela fé: perdão, salvação e vida eterna. Rm 5:18.
O Novo Sopro de Vida
Jo 20:22 - E, tendo dito isso, soprou sobre eles e disse-lhes: "Recebei o Espírito Santo.
Rm 8:9 - Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele
Grande Oportunidade
Deus nos amou de tal maneira que enviou Jesus Cristo para que todo aquele que nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna. Jo 3:16.
Quando um filho de Adão ouve o Evangelho e crer no Salvador Jesus, algo sobrenatural acontece em sua vida. Ao crer, ele é selado com o Espírito Santo e adotado por Deus como filho, de um modo muito especial (Ef 1:13; Jo 1:12).
Nele, igualmente vós, tendo ouvido a Palavra da verdade, o Evangelho da vossa salvação, e nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da Promessa, 14 que é a garantia da nossa herança, para a redenção da propriedade de Deus, para o louvor da sua glória. Ef 1:13.
"Mas a todos quantos creram, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus..." - João 1.12
"... mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai! Rm 8: 15b.
"E nos predestinou para sermos filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade". Ef 1:5.
O Dia da Revelação
Hoje vivemos pela fé, mas breve chegará o dia do comprovação dos fatos, da revelação de nossa filiação divina:
1 Jo 3:2 - Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.
1 Pe 1:23 - Pois vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente.
2 Pe 1:4 - Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.
Rm 8:19- Porque a criação aguarda com ardente expectativa a revelação dos filhos de Deus.
Conclusão:
Agora somos filhos de Deus não de forma genérica ou figurativa, mas porque nascemos do Espírito, temos o Espírito de Cristo e sendo assim, se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. Gl 5:25.
Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!