Firme na Rocha
Embora não seja engenheiro civil ou arquiteto, tenho a certeza que todos concordamos que, quando se trata de construção de estruturas, as fundações são de extrema importância.
Um exemplo adequado dessa afirmação pode ser encontrado na Torre Inclinada de Pisa, na Itália. A construção da torre em mármore branco, foi iniciada no ano de 1173 e concluída 177 anos depois. Ela é conhecida não só pela sua beleza única, mas também pela sua inconfundível inclinação. Está documentado que durante a sua construção a torre começou a inclinar-se e, ao final, o declive piorou. Embora tenham sido feitos esforços ao longo dos anos para corrigir e reduzir esta falha estrutural, ela ainda mantém visível o seu defeito.
A questão é: o que aconteceu? Devido à instabilidade do terreno onde foi construída, sendo uma mistura densa de argila, areia e conchas, a fundação começou a afundar de um lado.
Analogia
A vida de um cristão se assemelha a uma construção civil. Assim como um prédio necessita de um alicerce sólido para suportar seu peso e resistir às tormentas, nossa fé também precisa de uma base firme para enfrentar os desafios da vida. Esse alicerce é Jesus Cristo.
"Porque ninguém pode colocar outro fundamento além do que já está posto, que é Jesus Cristo" (1 Coríntios 3:11).
"Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Jesus Cristo a principal pedra angular, no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para uma morada de Deus no Espírito" (Ef 2:20-22; 1 Coríntios 3:11).
Por que algumas pessoas entram em decline ao longo da vida cristã?
Porque o alicerce que construíram foi inadequado para suportar as tempestades da vida.
Se esperamos ter uma caminhada cristã que seja ao mesmo tempo segura e inabalável – um projeto de vida que resistirá às tormentas, às provações, os desafios e todas as outras coisas que o mundo investe contra nós – um alicerce firme é absolutamente necessário e obrigatório.
Mateus 7:24-27
Se for nosso intento ter uma caminhada cristã segura é absolutamente necessário ter um alicerce firme. Jesus destacou essa necessidade em Mateus 7:24-27, na parábola do homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha.
Jesus é o alicerce inabalável, mas a minha vida precisa estar ligada a ele. Temos que estabelecer uma conexão ou "encaixe" perfeito com o Senhor Jesus.
"Se você errar a conexão com o alicerce, não importa o que você vai acertar depois".
Como foi sabiamente dito: "Se você errar a ligação com o alicerce, não importa o que você vai acertar depois." Portanto, não podemos errar na conexão com o alicerce, Cristo. Toda a estrutura de nossa vida, tudo o que edificamos, repousa sobre este fundamento. Quanto mais problemas e adversidades enfrentamos, mais crucial se torna ter um alicerce poderoso para manter o edifício da vida seguro e inabalável.
Diante
disso permita-me apresentar QUATRO pilares fundamentais pelos quais podemos fazer
uma conexão com a Rocha, Jesus Cristo.
Firme na Rocha - Construindo uma Vida Cristã Inabalável
1. O Pilar da Fé - Confie no Senhor
Confie em Jesus de todo o coração, alma e entendimento: Acredite que Jesus é o Senhor e Salvador, capaz de lhe guiar e lhe fortalecer em todas as circunstâncias (Salmos 63:8; 73:28). Mantenha a certeza de que Deus tem um plano perfeito para sua vida, mesmo diante das dificuldades (Romanos 8:28).
"Minha alma segue logo atrás de Ti; A tua mão direita me sustenta" (Salmos 63:8 ).
"Mas é bom para mim aproximar-me de Deus; Confiei no Senhor Deus, para anunciar todas as tuas obras" ( Salmos 73:28 ).
Lembre-se que a fé vem pelo ouvir a Palavra de Cristo (Rm 10:17), portanto, necessário se faz o manuseio da Bíblia, estudo e reflexão para que a fé seja nutrida e acrescentada.
2. O Pilar da Oração - Ore ao Senhor
A oração é a chave para fortalecer o nosso relacionamento com Jesus e buscar Sua direção e poder (Mateus 21:22).
Oração e fé são virtudes estreitamente relacionadas.
E, tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis. Mateus 21:22.
Quanto mais nos aproximarmos de Jesus Cristo, mais confiamos Nele. A aproximação dá origem à confiança. ( 1 João 5:14-15 ).
É preciso orar não somente para que o Senhor possa suprir as nossas necessidades, mas para que desenvolvamos um relacionamento de confiança com Ele.
3. O Pilar da Santidade - Seja Santo
Um poderoso alicerce exige santidade. Viver em obediência a Deus, em sintonia com o Espírito Santo e alinhamento à Palavra de Deus, das questões mais simples às mais complexas. Ser santo é ser separado para Deus e isso significa, entre outras coisas, viver longe da prática do pecado.
A oração de um santo é poderosa.
Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo. (Tiago 5:16; Provérbios 15:29; Salmos 15:1-5; 34:15).
O SENHOR está longe dos perversos, mas seus ouvidos estão próximos à oração dos justos. (Provérbios 15:29).
Os olhos do Senhor voltam-se para os justos e os seus ouvidos estão atentos ao seu grito de socorro; (Salmos 34:15).
Os justos clamam, o Senhor os ouve e os livra de todas as suas tribulações. (Salmos 34:17).
4. O Pilar da Paciência - Saiba esperar no Senhor
Uma das coisas mais difíceis de fazer quando nos deparamos com as tempestades da vida, é saber esperar no Senhor.
- Espere em Deus: Confie no tempo de Deus e acredite que Ele opera todas as coisas para o seu bem (Salmos 40:1; Hebreus 10:35-36).
- Persevere na fé: Mantenha a firmeza em seus princípios, mesmo diante das provações, pois elas lhe aperfeiçoam e lhe aproximam de Deus (Tiago 1:2-4).
Esperei confiantemente pelo Senhor; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. (Salmos 40:1; 1 Pedro 1:6-9; Tiago 1:2-4 ).
Conclusão
Somente com um alicerce poderoso podemos ser edificados com segurança. Não sabemos o que nos espera, mas firmes sobre a Rocha, aguardamos o que vem e o que o Senhor Jesus irá fazer – não com receio ou medo, mas com uma confiante expectativa. Portanto, confie em Jesus Cristo, busque-O em oração, viva em santidade e espere pacientemente em Seus planos. Com Ele, você estará construindo uma vida inabalável, pronta para resistir às tempestades e alcançar a glória eterna.