Imitatio Christi

08/12/2024

Imitatio Christi é um termo em latim que significa "imitação de Cristo". Essa expressão é frequentemente utilizada para descrever a prática de seguir os ensinamentos e o exemplo de Jesus Cristo, buscando viver de acordo com seus princípios e valores.

Quem são seus modelos?

Você está ciente do efeito que os outros têm sobre você? Todos nós somos influenciados por outras pessoas, às vezes para o bem e às vezes para o mal. Aqueles que afirmam ser suas próprias pessoas, gabando-se de que ninguém os influencia, estão vivendo em negação. A questão não é: Eu posso ser influenciado? Mas, Quem está me influenciando?

Muitas vezes escolhemos nossos modelos de comportamento de forma imprudente. Idolatramos heróis e celebridades, sabendo muito pouco sobre seu caráter. Então ficamos arrasados ​​ao descobrir que nossos heróis não são tudo o que pensávamos. É importante ser inteligente sobre os modelos de comportamento que escolhemos. Faça um balanço de quem exerce mais influência em sua vida agora. É alguém cujo exemplo você não deveria seguir? Considere terminar um relacionamento doentio e procurar aqueles que, por seu exemplo, mostrarão a você como ser mais como Jesus.

Pastores nos Estados Unidos

Aqui está o resumo de uma pesquisa que extraímos do Instituto Barna, Focus on the Family e Fuller Seminary.

Cerca de 1.050 pastores foram entrevistados em duas conferências de pastores realizadas em Orange County e Pasadena, Ca-416 em 2005, e 634 em 2006.

  • 90% dos pastores declararam que estão frequentemente fatigados e esgotados semanalmente e até diariamente.
  • 89% também consideraram deixar o ministério em algum momento.
  • 81% dos pastores disseram que não havia um programa regular de discipulado ou de ensino para aprofundar sua formação cristã em sua igreja.
  • 77% dos pastores achavam que não tinham um bom casamento!
  • 75% dos pastores sentiam que foram mal treinados por seus seminários para liderar e administrar a igreja. Isso os deixou desanimados em sua capacidade de pastorear.
  • 72% não liam a Bíblia para devoções e estudo pessoal.
  • 71% declararam estar esgotados e lutam contra a depressão.
  • 57% disseram que sairiam do ministério se tivessem um lugar melhor para ir — incluindo trabalho secular.
  • 38% disseram que eram divorciados ou estavam em processo de divórcio.
  • 30% disseram que tiveram um caso amoroso ou um encontro sexual ocasional com alguém da congregação.
  • 23% dos pastores disseram que se sentiam felizes e contentes regularmente com quem são em Cristo, em sua igreja e em seu lar!


Fonte: https://www-intothyword-org.translate.goog/apps/articles/?articleid=36562&_x_tr_sch=http&_x_tr_sl=auto&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt


Pergunta: O que está acontecendo com os pastores dos Estados Unidos? A quem os pastores estão imitando? O que está acontecendo com os Estados Unidos: A quem os norte-americanos estão seguindo?

PAULO UM EXEMPLO, CRISTO NOSSO MAIOR EXEMPLO – 1 Co 11:1.

Jesus Cristo é o nosso maior exemplo porque Ele "não agradou a si mesmo, Rm 15:3 , mas entregou-se a todo custo pela nossa salvação, Ef 5:2 ".

Jesus Cristo não apenas morreu como um Sacrifício, mas viveu como um Exemplo. Ele é o grande Exemplo a Quem devemos imitar, o Padrão da nova criação, o Original do qual todos os crentes são cópias.

Jesus Cristo é o modelo perfeito para imitar no testemunho aos outros.

"Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também." - João 13:15.

Todos os crentes são chamados à imitatio Christi — a imitação de Cristo. A realidade é que muitos crentes professos estão longe de "imitatio Christi" e mais próximos da "imitatio kosmos", imitadores do mundo. Os seguidores (discípulos) de Cristo devem segui-Lo imitando-O. Claro que a única maneira de imitar Cristo é viver pela mesma fonte de poder pela qual Ele viveu durante Sua vida. Ele nos deu esse exemplo para que possamos seguir Seus passos, não confiando em nossa capacidade natural ou poder carnal, mas apoiando-nos totalmente na provisão e no poder do Espírito para nos capacitar a andar na "Imitatio Christi".

Em 1 Coríntios 11:1, Paulo está nos chamando a viver a "vida de Cristo", assim como ele fez em Gálatas 2:20.

Viver a vida de Cristo não é uma questão de "tentar" ser bom em alguma coisa, mas de "morrer" para Cristo viver em mim. Em outras palavras, é render-se diariamente ao Espírito de Cristo para que Ele viva através de mim, dando-me diariamente o desejo e o poder (Fp 2:13) para viver como Jesus viveu na terra como um Homem. Este é o tipo de vida que dá grande glória ao Pai ( Mt 5:16 ).

Por que devemos ser imitadores de Cristo?

As nossas ações devem ser coerentes com as nossas palavras. É claro que devemos falar o Evangelho, mas nossa vida deve respaldar a autenticidade de nossa mensagem. Os não renascidos estão assistindo a esse grande drama redentor (Cristo, nossa vida) em situações cotidianas e procurando ver se nossa vida é de fato coerente com o que pregamos. Quando ela é, as pessoas são muito mais propensas a ouvir a mensagem do Evangelho de Jesus Cristo. Que o Espírito Santo nos capacite a imitar Jesus Cristo em todas as nossas esferas de influência para que tenhamos a oportunidade de falar o Evangelho com poder para a glória e honra de nosso Rei. Amém.

Saiba que não há melhor sermão do que um bom exemplo.

As ações revelam mais o verdadeiro caráter de uma pessoa do que as palavras. Não é tão difícil fazer promessas, mas é preciso esforço para cumpri-las.

IMITATIO CHRISTI

Devemos ser a imagem de Cristo. E o que me ajuda nesta caminhada? Primeiro seguir os passos de Jesus Cristo.

Depois, seguir os passos daqueles cujos olhos estão no Senhor. Isso nos ajudará a nos manter verdadeiros e fiéis seguidores de Jesus Cristo.

  • Primeiro é preciso renunciar a autoconfiança e confiar plenamente no Espírito Santo. Não podemos fazer nada da vontade de Deus à parte do Espírito de Deus.

(1) Viva sob os olhos de Deus.

  • Em segundo lugar – Imite aqueles que imitam a Cristo.

Devemos buscar os melhores modelos para imitar e, na moral e na piedade, é nosso dever imitar os homens que verdadeiramente seguem o nosso Salvador. ( Jesus Cristo )

Deixe sua vida, suas ações falarem mais alto que suas palavras e então você terá uma plataforma para proclamar a palavra da verdade, o evangelho. Saiba que "O bom exemplo do pregador é o selo de autenticidade da pregação".

Exemplo: Jonathan Edwards estava tão preocupado com o exemplo que ele daria e que outros poderiam imitar, que ele formulou a resolução de nunca fazer nada que ele teria medo de fazer se fosse a última hora da sua vida. Encontre um homem assim e torne-se um imitador dele!

Nossos filhos observam e imitam as coisas que dizemos e fazemos. Às vezes, as crianças podem fechar os ouvidos aos conselhos, mas seus olhos estão sempre abertos ao exemplo. Então, se imitamos o Senhor, Eles farão o mesmo. Este princípio vale também no âmbito da paternidade espiritual.

PAULO, UM MODELO

Paulo está dizendo ¹torne-se como eu ²nas maneiras que eu sou como Cristo.

Esteja ciente de que alguém está lhe observando enquanto você segue seu caminho. Seu exemplo é lembrado mais do que qualquer coisa que você diz.

Tenha em mente que a maior parte do Novo Testamento ainda não havia sido escrita e, portanto, a vida de Paulo era a Bíblia que a maioria dos novos crentes lia (claro que eles tinham acesso às suas cartas, mas elas foram escritas ao longo de muitos anos. Paulo ordena aos santos que andem como ele, explicando que ele buscava imitar o andar de Cristo.

Paulo não está se gabando, mas apontando para Aquele a quem ele segue, Jesus Cristo.

Todo crente deve seguir alguém que segue a Cristo!

  • Um bom líder conhece o caminho, porque segue o caminho e por isso pode mostrar o caminho.

Paulo, após terminar sua discussão sobre a liberdade cristã no capítulo 10, simplesmente diz: "Se você quer saber o que fazer, siga-me".

1 Co 10:24 - Ninguém busque o seu próprio bem, mas sim o do próximo.

1 Co 10:33 - Assim como eu também procuro agradar a todos em todas as coisas, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que sejam salvos.

11:1 Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo.

Paulo entendeu que a vida cristã não era apenas uma questão de pregar o Evangelho, mas uma questão de viver a verdade ensinada.

Paulo está perguntando a cada um de nós por toda essa passagem:

  • Você quer saber o que significa viver a vida cristã? Você quer estar no mundo e não ser do mundo?
  • Você quer ter uma influência espiritual positiva em sua comunidade, mas não permitir que essa comunidade o molde para que você comprometa o que é verdadeiro e o que é certo?

Se você quer, então me observe, siga-me, viva comigo, diz Paulo. Posso não ser perfeito, mas tento imitar a vida que Cristo viveu. Quero glorificar a Deus no que digo e no que faço e nas atitudes do meu coração. Na medida em que eu tiver sucesso, então a boa notícia é que você também pode.

Como Paulo era semelhante a Cristo?

"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim." (Gálatas 2:20).

"Assim como eu também procuro agradar a todos em todas as coisas, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que sejam salvos." (1 Co 10:33).

​​Imitar Paulo seria andar no caminho da humildade, do sofrimento e da piedade pela causa de Cristo.

A razão pela qual eles deveriam imitá-lo é que ele imita Cristo. Seu exemplo os aponta para o Salvador.

Paulo não foi o único apóstolo que exortou os santos a serem imitadores de Cristo - por exemplo, Pedro em 1Pe 2:21 e João em 1Jo 2:6 ).

Paulo vivia de tal forma a agradar a todos os homens em todas as coisas, não buscando [seu] próprio lucro, mas o lucro de muitos, para que fossem salvos, ele podia dizer com segurança aos coríntios para seguirem seu exemplo. O objetivo de Paulo era levar as pessoas à salvação. Ele estava disposto a deixar de lado qualquer coisa para isso. (cf. 1Co 9:19–23 ).

A razão pela qual Paulo era tão confiante e bem-sucedido em sua vida cristã em geral, e no uso responsável de sua liberdade cristã em particular, era que ele era um imitador de Cristo, o exemplo supremo de Alguém que deixou de lado Seus direitos pelo bem dos outros, Aquele que "se esvaziou, tomando a forma de servo" e "se humilhou, tornando-se obediente até a morte" ( Fp 2:7–8 ). Paulo chamou os coríntios para imitá-lo, assim como ele imitava a benignidade glorificadora de Deus de Cristo.

O comprometimento de Paulo em buscar a salvação dos perdidos o levou a subjugar suas preferências e liberdades pessoais ao bem dos outros. Jesus Cristo abriu mão de sua liberdade e honra, humilhando-se até a morte na cruz, para salvar os outros ( Fp 2:5–8 ). Paulo encorajou os coríntios a se lembrarem do grande sacrifício de Cristo como o modelo perfeito de amor e preocupação pelos outros (ver Ef 4:32–5:1 ).

Exemplo dos Tessalonicenses

Em 1Ts 1:8 Paulo escreve que os tessalonicenses se tornaram imitadores "nossos e do Senhor".

A ordem (nós seguidos pelo Senhor) é a ordem lógica e natural na experiência de convertidos em um novo campo missionário. Mesmo antes que a mensagem de um missionário seja totalmente compreendida ou pessoalmente aceita, os ouvintes observarão o resultado dessa mensagem na vida do missionário. E quando o Espírito os leva a uma aceitação pessoal da mensagem, os novos convertidos naturalmente olham para o missionário para aprender como viver a vida cristã. Refletir sua mensagem em suas próprias vidas é parte do trabalho dos missionários.

A melhor propaganda para a igreja não é um vídeo publicitário extraordinário nas redes sociais, mas sim o exemplo dado quando o corrupto, o malfeitor, o criminoso, o rebelde, o devasso, o ateu da cidade se torna cristão e vive uma vida piedosa.

As crianças, em sua maioria, se parecem com seus pais. Muitas vezes, há uma semelhança familiar inconfundível, que obriga o observador a dizer: "A própria imagem de seu pai". Oh Deus! Que haja em nós aquilo que possa fazer os homens pensarem em Ti, quando olharem para nós.

CONCLUSÃO

Quando na Guerra Mexicana-Americana (1846-1848), as tropas estavam vacilantes, um general se levantou em seus estribos e correu para as linhas inimigas, gritando: "Homens, sigam-me!" Eles, vendo sua coragem e disposição, correram atrás dele e obtiveram a vitória naquela batalha. O que os homens querem para reuni-los para Deus é um exemplo para liderá-los. Todos os seus comandos para os outros avançarem não valem nada, desde que você fique para trás. Para despertar, motivar, encorajar as pessoas para a salvação, você precisa correr para Cristo, olhando para trás apenas para dar o grito emocionante de "Homens, sigam-me!" .

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!

P.S.:

Em 1722, O conde Nicolau Von Zinzendorf deu abrigo em sua propriedade chamada "Herrnhut" (cabana do senhor) a um grupo de 300 pessoas que estavam sendo perseguidas na Morávia (Áustria e Leste Europeu) por serem adeptas da sã doutrina pregada por John Huss. Esse grupo de imigrantes deu origem aos conhecidos Irmãos Morávios.

Cinco anos depois ocorreu um significativo avivamento trazendo grande transformação na vida dos morávios. Eles conduziram uma vigília de oração ininterrupta durante 100 anos e adotaram a simplicidade como modo de vida dando grande assistência aos necessitados de sua sociedade.