Lições do Livro de Rute

20/10/2024

A história do livro de Rute acontece no tempo dos juízes. Houve uma grande fome em Israel e um homem de Belém, chamado Elimeleque, partiu para as terras de Moabe com sua esposa Noemi e seus dois filhos: Malom e Quiliom. Nesta época Israel estava em paz com Moabe.

Algum tempo depois Elimeleque morreu e Noemi ficou com os dois filhos que se casaram com mulheres moabitas: Rute e Orfa. Quase dez anos depois, os filhos de Noemi também morreram.

As colheitas melhoraram em Israel e Noemi decide voltar à Judá. Rute acompanha Noemi para morar em Israel. Ela começa um trabalho humilde, apanhando sobras de espigas nas terras de um parente de seu ex-marido: Malom.

Boaz se mostra bondoso com Rute e, posteriormente, por um plano de Deus, na instrumentalidade de Noemi, o parente-resgatador compra as terras de Elimeleque e se casa com Rute. O casal teve um filho, Obede, que se tornou o avô de Davi, rei de Israel.


Lições de Rute

O livro leva o nome de uma jovem de Moabe, Rute, a bisavó de Davi e ancestral de Jesus ( 4:21-22 ; Mt 1:1,5 ).

Uma Mensagem Impressionante de Transformação

O livro é principalmente uma história da transformação de Noemi do desespero para a felicidade por meio dos atos altruístas e abençoados por Deus, Rute e Boaz.

O livro move-se do vazio para a plenitude ( 1:21 ; 3:17) da miséria ( 1:1-5 ) para a esperança e segurança (4:13-17).

Uma Mensagem Impressionante de Fidelidade

A história do livro concentra-se na devoção inabalável e altruísta de Rute à sogra Noemi (Rute: 1:16-17 ; 2:11-12 ; 3:10 ; 4:15). Pode parecer surpreendente que alguém que reflete o amor de Deus tão claramente seja uma moabita. No entanto, sua lealdade completa à família israelita na qual foi recebida pelo casamento e sua devoção total à sua sogra desolada lhe conferem a marca de uma verdadeira filha de Israel e uma ancestral digna de Davi.

Uma mensagem Impressionante de Redenção

O pequeno Livro de Rute conta a história comum de uma mulher moabita, representando o povo gentio e um homem judeu, Boaz, representando Israel; os dois se casam e se tornam os ancestrais de Davi e do Messias, Jesus.

Rute e Boaz eram pessoas comuns, e sua história de amor é um espelho no qual podemos ver o amor divino de um Salvador por nós.

A palavra Redenção é um conceito-chave em todo o relato do livro; o termo ocorre 23 vezes.

A redenção é possível somente por meio de um Parente-Redentor. Deus não poderia redimir sem um Mediador. Por este motivo o Verbo de Deus se tornou humano para, legalmente, ser o redentor dos seres humanos.

Aplicação de Ruth para nossas vidas hoje

Rute é um livro pequeno, mas notável porque contém muitos princípios de Deus com profundo impacto para o ser humano em todas as épocas e lugares. Além dessas três mensagens impressionantes que citamos, queremos destacar pelo menos cinco aplicações relevantes para cada um de nós. Aqui estão elas:

1) Deus se interessa com todas as pessoas, independentemente de raça, nacionalidade ou status.

Rute não era judia. Ela era moabita. Embora muitos a discriminassem, Deus a amava do mesmo jeito. Deus não discrimina, e Ele ama todas as pessoas sem acepção.

Rute exemplifica que a participação no reino vindouro de Deus é decidida, não por raça, sangue e nascimento, mas pela conformidade da vida de alguém com a vontade de Deus, por meio da "obediência que vem da fé" ( Rm 1:5 ).

Deus usa a história de Rute para nos mostrar como Seu amor quebra barreiras raciais e religiosas. O lugar de Rute na ancestralidade de Davi significa que todas as nações serão representadas no reino do Messias, Filho maior de Davi.

2) Homens e mulheres são igualmente importantes para Deus.

Deus se importa com homens e mulheres da mesma forma. Somos todos importantes aos Seus olhos. Enquanto a maioria das religiões elevam os homens e desonram as mulheres, o cristianismo é a única religião que consistentemente honra homens e mulheres no mesmo nível. Não há diferença aos olhos do Senhor.

3) O julgamento de Deus é totalmente diferente do julgamento dos homens.

Em um nível superficial, ninguém via Rute como uma pessoa importante. Ela era de Moabe, que era uma nação que se originou de um encontro incestuoso entre Ló e uma de suas filhas (veja: Gênesis 19: 30–36). Com a morte do marido tornou-se uma viúva pobre. E quando foi para Israel, estava vivendo em uma terra estrangeira, longe de sua família biológica.

O Deus Altíssimo viu Rute de modo diferente dos homens. O plano divino para Rute culminou em ela se tornar parte da linhagem de Jesus (como avó do Rei Davi).

O plano de Deus normalmente envolve usar pessoas que são consideradas sem importância ou pouco impressionantes da perspectiva do homem. Seu poder se aperfeiçoa em nossa fraqueza ( 2 Coríntios 12:9 ).

4) Deus usa "pequenas" coisas para realizar grandes planos.

Que plano incrível Deus tinha para uma série de "pequenas" coisas que se somavam a peças importantes no grande plano de Deus. Deus pretendia que Rute fizesse parte da história da linhagem de Jesus. Então, Ele reuniu eventos como a fome, a realocação de Noemi para Moabe, a morte do marido e dos filhos, seu retorno a Belém, a linhagem de Boaz e outros eventos apenas para garantir que Rute pudesse fazer parte de Seu plano. E Deus faz a mesma coisa em nossas vidas hoje!

5) Deus tem um Redentor-Parente que pode nos resgatar da nossa pobreza espiritual e da destruição do nosso próprio pecado.

Enquanto Noemi e Rute estavam em Judá, Deus elaborou um plano incrível para um judeu chamado Boaz tomar Rute como esposa, dar a ela um filho e ser o provedor de Rute e Noemi. O que é notável sobre esse plano é que Boaz foi qualificado como um "redentor parente" para tomá-la como esposa.

O que no mundo é um "redentor parente", você pode perguntar? Bem, eles tinham um costume naqueles dias, baseado em Deuteronômio 25:5–6 , que determinava que um parente de um homem que morresse deveria se casar com a viúva daquele homem para perpetuar sua linhagem através da viúva.

De acordo com a notável soberania de Deus, descobriu-se que Boaz era parente do marido de Rute que havia falecido; então, ele estava qualificado para se casar com ela e perpetuar sua linhagem. Desde modo, mesmo em meio à terrível aflição de Rute e Noemi , Deus tinha um plano para cuidar delas.

Jesus – O Nosso Redentor-Parente

Deus tem um Redentor-Parente para nossas vidas também, e Seu nome é Jesus. Boaz era um tipo (símbolo profético) de Jesus Cristo e Sua obra redentora em nossas vidas hoje.

Talvez a sua condição social e financeira não seja semelhante a de Rute ou de Noemi. Você pode estar vivendo com prosperidade material e ser bem aceito socialmente, MAS quero lhe falar de um problema oculto que o homem pode carregar a vida inteira sem perceber que ele é a sua total ruína, desolação e destruição aos olhos de Deus.

Estou falando da natureza pecaminosa que se esconde dentro de cada ser humano. O pecado escondido em pensamentos, sentimentos e vontades que nos levam a viver de modo que desagrada a Deus.

Nosso pecado nos torna vazios de Deus e desolados espiritualmente.

Grande parte da humanidade, constituída de homens e mulheres, encontra-se em miséria espiritual, gente espiritualmente arruinada como resultado de sua natureza pecaminosa.

Mas Jesus Cristo está disposto a redimir o pecador que deseja mudar a sua condição de miséria espiritual. Jesus já pagou o preço de nosso resgate, sua vida derramada na cruz. Ele está qualificado para mudar a nossa condição espiritual e a nossa história. Ele quer nos resgatar da nossa condição vergonhosa do nosso pecado. E tudo o que o homem tem que fazer para ser resgatado por Jesus é:

  • Abrir mão do passado que lhe escraviza; sair do estado de pecado em que vive; demonstrar desejo de mudança;
  • Em seguida é preciso pedir a Jesus para salvar a sua vida. ( Romanos 10:13 ).

Minha esperança é que você que me ouve seja um dos redimidos de Jesus Cristo. Se você ainda não foi resgatado, a minha esperança, meu desejo e oração é que você clame a Jesus Cristo, agora mesmo e peça que Ele o salve de uma vez por todas das consequências dos seus pecados!

Você está disposto a sair da sua condição sem Deus, do estado de miséria e de vergonha espiritual e, num ato de fé, seguir em direção à "Terra Prometida" , ao Salvador Jesus Cristo e estabelecer uma aliança eterna com Deus?

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém.