Liderança Catalisadora
Como transformar vidas e influenciar o momento histórico de nossa geração com a Palavra de Deus.
Ficamos maravilhados quando pensamos sobre a perspectiva de cada líder ser capaz de fazer uma enorme diferença no desenvolvimento de seu grupo ao ponto de influenciar e de transformar o momento histórico de nossa geração com a Palavra de Deus.
Liderança Catalisadora
Liderança eficaz é um dos maiores desafios de nosso tempo.
Como transformar vidas e influenciar o momento histórico de nossa geração com a Palavra de Deus.
Ficamos maravilhados quando pensamos sobre a perspectiva de cada líder ser capaz de fazer uma enorme diferença no desenvolvimento de seu grupo ao ponto de influenciar e de transformar o momento histórico de nossa geração com a Palavra de Deus.
Um líder preparado, disposto e cheio do Espírito Santo pode desencadear um processo de transformação, de um universo menor para um universo maior.
Se o líder tiver coragem e a capacidade de agregar mais pessoas com o mesmo propósito, o seu grupo será um pequeno universo potencialmente pronto para criar mudanças significativas no momento histórico em que vivemos.
O que o universo de um pequeno grupo familiar pode fazer na sociedade?
O Projeto Filipe é um pequeno universo dentro da sociedade. Suponhamos um grupo de 10 pessoas, uma fração do todo maior. Mas, é dentro desse pequeno universo que podemos exercitar o preparo, o padrão, a paixão e o processo de potencialização de vidas, que por sua vez, serão instrumentos poderosos na transformação do todo.
Como influenciar com a Palavra de Deus uma sociedade que jaz na ilusão e na mentira?
O grupo familiar é o local ideal de formação e de treinamento de uma equipe potencialmente capaz; isso através da prática e do polimento dos dons espirituais e das competências das pessoas até que estejam aptas a influenciar e transformar a sociedade com o maior projeto de vida: seguir a Cristo.
Nesse pequeno universo de um grupo familiar as pessoas são treinadas e potencializadas para os desafios no universo maior: a sociedade.
Esse desenvolvimento é impressionante porque começamos fazendo um pequeno grupo evoluir, expandir-se e duplicar-se com um potencial transformador. Paralelamente, outros pequenos grupos também evoluem em vários pontos da cidade e, por serem conectados entre si, com o mesmo Espírito, conteúdo e propósito, conseguem potencializar a força transformadora do Evangelho na sociedade.
A sequência do processo é:
¹Potencialização-Expansão;
²Conexão-Expansão;
³Transformação-Expansão.
Se a liderança for potencializadora esse processo não somente acontecerá, mas crescerá de forma exponencial.
O líder precisa concentrar-se na potencialização de sua equipe para que ela cresça, desenvolva-se, multiplique-se e seja capaz de transformar vidas e influenciar o momento histórico de nossa geração com a Palavra de Deus.
A Proposta Inicial do Líder Potencializador
A proposta inicial do líder é agregar dentro de seu grupo familiar, pessoas com dons e talentos específicos. Entrelaçar dons e habilidades entre os membros do grupo na prossecução do propósito comum: iluminar este mundo tenebroso, salinizar uma sociedade moralmente apodrecida.
De que modo o líder pode ser um instrumento de evolução de seu grupo?
"Unido pessoas certas, nos lugares certos, pelas razões certas, até formar uma equipe catalisadora".
Jesus Cristo levou três anos e meio para formar os pilares da igreja. Os líderes catalisadores formam sucessores e não apenas seguidores. Eles salgam o mundo, iluminam as mentes e corações e não são influenciados pelo sistema operante. Havendo líderes catalisadores, acontecerão mudanças e transformações na sociedade.
Jesus preparou seus discípulos não apenas para caminhar a seu lado, mas para dar seguimento ao que fazia quando subisse ao Céu. Jesus Cristo não deixou templos nem riquezas para os seus discípulos administrarem, mas deixou um projeto de vida que deveria ser compartilhado através deles e daqueles que o recebessem (Jo 17.20). O bom líder cristão deve esforçar-se para fazer algo semelhante.
Todo líder catalisador¹ é capaz de influenciar
Jesus Cristo influenciou o mundo sem jamais ser influenciado. Jesus jamais precisou copiar o modelo de alguém. Ele era o verbo, a ação (Jo 1.1). O fato de saber que Ele habita em nós, nos dá a garantia de que temos em nós a mesma unção que estava sobre Ele.
Nota: ¹Em química, o catalisador é uma substância que aumenta a velocidade de uma reação sem ser consumido, durante o processo. O termo é usado nesta reflexão para o líder que acelera o desenvolvimento das potencialidades de um grupo até que esteja preparado para transformar vidas e influenciar o momento histórico em que vivemos.
Potencializando Uma Equipe
Por que o líder precisa potencializar uma equipe? Porque UM é um número insuficiente para realizar a missão de transformar vidas e influenciar o momento histórico de nossa geração com a Palavra de Deus. Se você é um líder e quer fazer algo grande, deve se juntar a outros.
"Por trás de um homem capaz há sempre outros homens capazes" - provérbio chinês.
O líder sozinho não consegue fazer o que poderia realizar com uma boa equipe. Se o líder levar isso a sério, começará a entender o valor da capacitação e do desenvolvimento dos membros de seu grupo.
1. Equipes podem fazer mais que um indivíduo.
2. Equipes capacitadas maximizam o potencial de um grupo e minimizam suas fraquezas.
3. Equipes oferecem múltiplas perspectivas de como suprir uma necessidade ou atingir um objetivo, apresentando várias alternativas para cada situação.
4. Equipes compartilham o crédito pelas vitórias e a responsabilidade por perdas. Isso fomenta unidade e amor comunitário.
Cedo ou tarde chega o momento em que o líder percebe que o seu propósito é maior do que a sua capacidade; percebe que sozinho não alcançará os seus objetivos; entende que a única maneira de alcançar o alvo é agregar pessoas potencialmente capazes na formação de uma equipe catalisadora.
"Devemos não somente usar os cérebros que temos, mas todos os que pudermos emprestar" - Woodrow Wilson - 28º presidente dos Estados Unidos.
"Se tivesse que fazer tudo de novo, arrumaria ajuda" - John Ghegan - President of Pennsylvania Life Insurance Company.
Se você quer associar o seu potencial ao triunfo ministerial, precisa tornar-se membro de uma equipe bem-sucedida. Lembre-se: indivíduos jogam a partida de futebol, mas equipes vencem os campeonatos.
O princípio do cientista político, sociólogo e economista italiano Vilfredo Pareto¹, que diz que 80% das consequências provem de 20% de causas. Se aplicarmos este mesmo princípio na sociedade será correto afirmar que o grupo menor (20%) é o gerador da realidade do grupo maior (80%). ¹(1848-1923).
Qual o nosso objetivo nestes dias de PLANdemia? Transformar vidas e influenciar o momento histórico de nossa geração com a Palavra de Deus.
Não temos o poder da televisão e nem do dinheiro, mas temos o poder do Espírito Santo; temos a maior proteção, a fé em Cristo; temos a melhor orientação, a Santa Palavra de Deus e temos um grande número de santos com os mais variados dons e habilidades. Se o pequeno grupo (20%) for devidamente preparado, com certeza, será o agente influenciador do momento histórico que vivemos.
O que fazer?
O líder deve identificar as pessoas certas para os lugares certos. Sim, o líder precisa formar uma Equipe Catalisadora em seu grupo familiar que seja capaz de acelerar o processo de transformar vidas e de influenciar o momento histórico de nossa geração com a Palavra de Deus.
- O mundo está em trevas espirituais, mas nós temos e somos a luz do mundo; temos a verdade que permite a orientação certa neste mundo tenebroso;
- O mundo está apodrecendo moralmente, mas somos o sal desta terra.
Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? Para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens. Mateus 13:13.
Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte. Mateus 13:14.
O Líder Precisa Formar e Investir Em Sua Equipe
Poucas coisas conferem ao líder maiores benefícios do que o tempo que ele investe com as pessoas de sua equipe. Quase nada acrescenta mais créditos à sua estatura de liderança.
O líder precisa encontrar e treinar as pessoas certas; isso traz resultados positivos em todos os sentidos. Como fazer isso? Vejamos:
1. Todos querem ser alguém. Exceto as pessoas com debilidade mental, não há um só indivíduo no mundo que não tenha o desejo de ter importância. Até mesmo a pessoa menos ambiciosa e mais modesta quer ser respeitada e reconhecida pelos outros.
As pessoas tem mais fome de elogios do que de pão. Madre Teresa de Calcutá.
O que a maioria das pessoas realmente quer é ser ouvida, respeitada e compreendida. No momento em que as pessoas percebem que estão sendo ouvidas, respeitadas e compreendidas, elas se tornam mais motivadas para entender o ponto de vista do líder.
2. Ninguém se importa com o que você diz até que saiba o quanto você se importa com as pessoas que lhe ouvem. No momento em que os membros do grupo percebem que o líder importa-se com cada um deles, acontece uma mudança positiva nessa relação.
O líder deve entender que os momentos mais importantes e preciosos estão relacionados a pessoas, assim como as ocasiões mais difíceis, dolorosas e trágicas. Na ocasião em que as pessoas percebem que estão sendo ouvidas, respeitadas e compreendidas, elas se tornam mais motivadas para abraçar o ponto de vista do líder.
Somente uma liderança relacional bem-sucedida consegue promover o sucesso pessoal e coletivo. Daí a necessidade do líder aprender a compreender as pessoas: como pensam, o que sentem, aquilo que as inspira e como provavelmente agirão em uma determinada circunstância - e então poderá motivá-las, ajudá-las e treiná-las de maneira positiva.
Cada equipe deve estar conectada harmoniosamente com outras equipes do Projeto Filipe para alcançar o mesmo propósito: transformar vidas e influenciar o momento histórico de nossa geração com a Palavra de Deus.
A conexão das equipes não é física, mas estratégica. É de vital importância a mesma sintonia na doutrina, no comportamento, na linguagem e nas incursões evangelísticas.
A unidade é uma força invencível, exceto por Deus. Quando existe unidade interna (no grupo) e unidade externa (nas conexões com outros grupos), temos uma estrutura potencialmente poderosa e capaz de influenciar e de transformar o momento histórico em que vivemos.
Como iniciar uma ótima equipe?
1. Tome a decisão de montar uma ótima equipe - Decidir que as pessoas que fazem parte de seu grupo familiar merecem ser capacitadas para alcançar pleno desenvolvimento é o primeiro passo para montar uma equipe melhor. Isso requer compromisso e iniciativa. Temos pouco tempo. Faça isso o mais breve possível.
2. Reúna o melhor time possível - essa ação eleva o potencial da equipe. Quanto melhores forem as pessoas de sua equipe, maior o seu potencial e maiores as chances de triunfo ministerial.
O que significa pessoas melhores? Melhores no preparo bíblico, melhores no padrão moral, na paixão ministerial e no poder do Espírito Santo.
Você precisa agarrar-se a esses companheiros de equipe, em todos os momentos: bons e maus.
3. Pague o preço de desenvolver a equipe - isso assegura o crescimento da equipe. Você terá de dedicar tempo, gastar dinheiro e colocar de lado a sua própria agenda.
4. Façam coisas como um time - isso produz espírito de equipe. A única maneira de desenvolver um espírito de equipe é fazer com que o pessoal esteja junto, compartilhando experiências comuns e com o senso coletivo de que são pessoas importantíssimas para o sucesso da missão.
5. Delegue responsabilidade e autoridade - isso suscita líderes para o time. Qualquer equipe que queira pessoas com elevado nível de desempenho - e níveis mais altos de liderança - deve transmitir aos membros da equipe autoridade e responsabilidade. Não proteja sua posição ou acumule poder. Descentralize autoridade e responsabilidade. Essa é a única maneira de capacitar sua equipe e gerar plena confiança no cumprimento da missão de transformar vidas e influenciar o momento histórico de nossa geração com a Palavra de Deus.
Conclusão
Amados irmãos, a seara é grande, os tempos são difíceis e nenhum líder sozinho é capaz de cumprir a missão de transformar vidas e de influenciar o momento histórico de nossa geração com a Palavra de Deus. Por esse motivo o líder precisa empenhar esforços em preparar uma ótima equipe, um grupo de sucessores fiéis e capazes.
O grande desafio do líder hoje é Encontrar, Ensinar, Equipar e Enviar pessoas que tenham o potencial (dons e competências) de dar continuidade à visão recebida: transformar vidas e influenciar o momento histórico de nossa geração com a Palavra de Deus.
Para o fiel cumprimento dessa missão é preciso orar sem cessar, trabalhar incansavelmente e confiar plenamente na providência divina. Você está pronto? Vamos começar?
Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!