Não Desperdice Sua Vida

14/07/2024

Desastres acontecem em toda parte, todos os dias, causando sofrimento e morte. 2.986 pessoas morreram no ataque terrorista de 11 de setembro nos Estados Unidos, em 2001. Dois anos depois, um grande terremoto matou quase 30 mil pessoas em uma noite em Bam, no Iraque. Em 2004, 290 mil morreram no tsunami no Oceano Índico. Seis anos depois, 160 mil pessoas morreram no Haiti devido ao enorme terremoto. Em média, 1 milhão e 350 mil vidas são perdidas nas estradas anualmente. No Brasil, 33.800 pessoas morrem em acidentes de carro todos os anos.


1. Você consegue ler corretamente a realidade, os fatos ao seu redor?.

2. O que Jesus quer que aprendamos com a leitura das calamidades do mundo?. O que Jesus quer que aprendamos sobre como não desperdiçar nossas vidas em um mundo cheio de incertezas, imprevistos e acidentes?.

O que Jesus diria se você chegasse até ele e perguntasse por que acontecem tantas mortes envolvendo tragédias, acidentes, calamidades? Por que crianças, jovens e adultos estão partindo de forma inesperada?

Acredito que Jesus diria algo relacionado com Lucas 13:1–5.

Não desperdice sua vida - Lucas 13:1–5.

Naquele mesmo momento estavam presentes alguns que lhe contaram sobre os galileus, cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifícios. E ele Jesus respondeu: "Vocês acham que esses galileus foram piores pecadores do que todos os outros galileus, porque sofreram assim? Não, eu te digo; mas a menos que você se arrependa, todos vocês também perecerão. Ou aqueles dezoito sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou: vocês acham que eles foram piores criminosos do que todos os outros que viviam em Jerusalém? Não, eu te digo; mas, a menos que você se arrependa, todos vocês também perecerão". (Lucas 13:1–5)

A situação é que Pôncio Pilatos, o governador que crucificou Jesus, massacrou alguns fiéis em Jerusalém e misturou o próprio sangue humano com o sangue dos animais que sacrificavam. Foi horrível – como muitos dos desastres que vivenciamos em nossos dias.

A resposta de Jesus ao sofrimento

A resposta de Jesus deve tê-los chocado. Em vez de se concentrar nos pecados dos mortos, ele se concentra nos pecados dos vivos— aqueles que fazem a pergunta — todos nós! Ele responde ( Lucas 13:2 ):

  • Você acha que esses galileus eram piores pecadores do que todos os outros galileus, porque sofreram dessa forma? Não, eu te digo; mas a menos que você se arrependa, todos vocês também perecerão.

Poderíamos desejar que Jesus tivesse dito algo mais terno. E, claro, sabemos que Jesus foi terno e chorou pelas pessoas em Jerusalém que não conseguiram ver a verdade (Lucas 19:41-44 ). Mas chega um momento em que precisamos de algo mais do que empatia e ternura. Precisamos entender a realidade. Precisamos entender o que realmente está acontecendo no mundo. Jesus fala sobre a realidade de forma autêntica porque sabe fazer a leitura correta dos fatos. Ele lida com Deus, com o pecado, com o julgamento e com a salvação. Esses são os grandes problemas da vida.

Jesus nos pergunta, com efeito: "Vocês estão surpresos que dezoito pessoas estavam simplesmente passando por esta torre e ela caiu sobre elas?" Dizemos: "Sim". Ele responde: "Você está surpreso com a coisa errada. O que você deveria se surpreender é que você não estava sob a torre quando ela caiu. O que deveria lhe surpreender é que você não estava no templo, massacrado, com aqueles galileus, cujo sangue foi misturado ao sacrifício" _ Lucas 13:4–5.

O que eu deveria ficar surpreso é que eu não estava em uma das cidades destruídas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O que você deveria me surpreender é que não estava em Israel quando o Hamas seqüestrou, torturou, estuprou e manteve em cativeiro cerca de 200 pessoas, incluindo crianças, mulheres e idosos.

O ensino de Jesus é o seguinte: Em um mundo onde todos são pecadores, ninguém merece nada de bom de Deus, mas apenas julgamento. O que deveria nos surpreender não é que alguém tenha falecido em uma catástrofe, mas que todos nós não tenhamos morrido na catástrofe.

O que deveria nos surpreender é que você e eu estejamos vivos agora e que temos outro momento de vida para arrependimento e acerto com Deus. Isso, sim, é algo incrível!

A questão é a seguinte: sua vida e a minha vida estão presas por um fio da graça soberana de Deus.

A razão pela qual você e eu estamos vivos neste dia é que o poder e a graça de Deus nos mantêm em existência. Não temos o poder de manter nossos corações batendo se Deus disser para parar. E não merecemos que nossos corações continuem batendo. Somos pecadores e impotentes diante da morte. Portanto, somos totalmente dependentes do poder e da graça de Deus. E deveríamos ficar surpresos por estarmos vivos e dar glórias a Deus por essa graça.

Pertencemos a Deus

Nós Não somos donos de nós mesmos. Deus nos criou. Deus é o dono da criação. E não merecemos nada de bom dele. Ele pode fazer conosco o que quiser. Mas, Deus nos ama e tem um plano para nós.

Não desperdice sua vida

Se você está vivo por causa da graça e do poder de Deus. E Deus não faz nada aleatoriamente. Há uma razão para você estar vivo. Sua vida tem um significado, um propósito. E Deus decide o que é. Se você ignorar o propósito dele e criar seu próprio propósito e significado, você desperdiçará sua vida. E isso será uma grande tragédia. Você só tem uma vida. E se você desperdiçá-la será um desperdício para sempre.

  • Você só tem uma vida e ela logo passará.
  • Somente uma vida. Não desperdice! Não desperdice!

Meu objetivo nesta reflexão é ajudá-lo a não desperdiçar sua vida. Quero que você veja e aceite a razão e o propósito supremos de Deus para a sua existência. Saiba que somente o que é feito para Cristo durará eternamente. Que você dê as costas a todas as ofertas de vida que se revelarem um desperdício.

A vida não desperdiçada

O que é uma vida não desperdiçada? A resposta é encontrada em Filipenses 1:20-21 .

...Pois para mim viver é Cristo, e morrer é lucro.

Este é o sentido primaz da vida para todos os verdadeiros cristãos. A maior esperança de Paulo — a paixão da sua vida — era que Cristo fosse engrandecido no seu corpo, quer ele vivesse ou morresse. O sentido da vida é tornar conhecida a magnificência de Cristo. A razão pela qual você está vivo – a razão pela qual você ainda tem fôlego – é para mostrar a magnificência/grandeza de Jesus através do seu viver.

Torne Cristo Magnífico

Como você vive e morre para mostrar que Cristo é magnífico? Como você engrandece Cristo em sua vida? Filipenses 3:21 dá a resposta:

Minha grande expectativa e esperança é que Cristo seja engrandecido em meu corpo, seja pela vida ou pela morte. Pois para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro.

Vamos analisar as duas partes: (1) viver para engrandecer a Cristo e depois (2) morrer para engrandecer a Cristo.

1. Viver para engrandecer a Cristo

Primeiro viver. O que isso significa: "Viver é Cristo"? Paulo dá a resposta em Filipenses 3:7-8 :

Seja qual for o ganho que tive, considero-o como perda por causa de Cristo. Na verdade, considero tudo como perda por causa do valor supremo de conhecer a Cristo Jesus, meu Senhor. Por causa dele, sofri a perda de todas as coisas e considero-as como lixo para poder ganhar a Cristo.

Então, como você engrandece Cristo em sua vida? Como você o faz parecer magnífico? Resposta: Vivendo de uma forma que mostre que você prefere o SENHOR a todo o resto. Na verdade, todo o resto é lixo comparado a Cristo. É assim que você faz Jesus Cristo tornar-se magnífico diante das pessoas.

  • Você usa seu dinheiro para mostrar que Cristo é mais valioso para você do que dinheiro.
  • Você come de uma maneira que mostra que Cristo é mais precioso para você do que comida.
  • Você usa sua casa, seu carro, seu telefone, seu computador de uma forma que mostra que Cristo vale mais para você do que tudo isso.

Viver é Cristo significa que tudo na sua vida se torna um meio de mostrar que Cristo é melhor.

2. Morrendo para engrandecer a Cristo

Mas e quanto a morrer? É aqui que realmente vemos o que significa engrandecer a Cristo. Paulo diz: "Minha grande paixão é que Cristo seja engrandecido em minha morte. Porque para mim morrer é lucro/ganho" - Filipenses 1:20–21.

Como é o lucro quando um cristão morre? A resposta está no versículo Filipenses 1:23 : "Meu desejo é partir [morrer] e estar com Cristo, pois isso é muito melhor".

  • Morrendo estarei mais perto de Cristo; A luta contra o pecado acaba e o deleite em Cristo aumenta.
  • Cristo é engrandecido na minha morte porque na morte experimento a perda de tudo, exceto Cristo como ganho.

Cristo é mais engrandecido em mim quando estou mais satisfeito nele, especialmente na hora do sofrimento e da morte.

  • "Viva de uma forma que mostre que você prefere Cristo a tudo."

A Vontade de Deus ou a Minha Felicidade?

As duas coisas juntas. Como? Jesus Cristo é engrandecido precisamente quando você está satisfeito nele.

Voltemos ao ponto de partida.

Sempre que você ouvir falar de um desastre ou de uma única morte, lembre-se: o mais surpreendente não é que alguém tenha morrido, mas que você não tenha morrido, mesmo que devesse. O mais surpreendente, diz Jesus, é que você tem mais um tempo... Mas, você não sabe quanto tempo...

A grande questão é: o que você fará com o tempo que lhe resta?

... para que, no tempo que lhe resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus. 1 Pedro 4:2-3. 2.

Você vai desperdiçar a sua vida correndo atrás do vento e acumulando o que é perecível ou vai acordar para o real sentido da vida?

Você está vivo hoje. E a razão é para que você possa fazer com que a grandeza de Cristo seja contemplada por todos em sua maneira de viver e pela sua morte.

E a chave impressionante é: Quando você está mais satisfeito em Cristo, mais Ele é engrandecido em você.

  • Use tudo que você tem para mostrar que Cristo é mais valioso que tudo que você tem.
  • Se você morrer, considere isso um ganho, porque você está mais satisfeito em Cristo do que tudo o que deixa para trás.

Oro para que o Senhor abra seus olhos para ver a verdade, a beleza e o valor de Jesus Cristo, que nos amou e se entregou por nós. Ele é um Salvador magnífico. Ele é um governante sábio sobre o mundo. Ele é um amigo precioso como nenhum outro. E ele é um Tesouro totalmente satisfatório – além de qualquer coisa ou pessoa neste mundo.

Que você não desperdice a sua vida.

Você não precisa escolher entre a vontade de Deus e o desejo do seu coração quando as duas coisas acontecem simultaneamente. Cristo é mais engrandecido em você, quando você está mais satisfeito nele. Se você perder isso, você desperdiçará sua vida. Não desperdice.

Oro para que o Senhor lhe dê olhos para ver que viver é Cristo e morrer é lucro.

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!