Nascido de Deus
É necessário nascer do Espírito
Jesus Cristo foi gerado de modo diferente do restante da humanidade (Jo 1:14). Em seus dias nesta terra preferia auto anunciar-se como "O Filho do Homem". Essa expressão significa o projeto divino sobre o homem, a condição humana realizada nele com excelência, o modelo de homem segundo Deus, o vértice da humanidade.
E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai (Jo 1:14).
1-JESUS - O FILHO DE DEUS
O título "O Filho de Deus", atribuído a Jesus Cristo revela a Sua condição divina. Aquele que tem a plenitude do Espírito de Deus, denotando a Sua natureza divina ( Jo 1:31-34).
Jesus disse que era o Cristo (o Messias, o Prometido), e o Filho de Deus (Mc 14:61,62; Lc 22:70).Eu sou lá de cima (Jo 8:23);
- EU sou antes que Abraão existisse (Jo 8:58);
- Eu sou a ressurreição e a vida (Jo 11:25);
- Eu sou o caminho, a verdade e a vida (Jo 14:6);
- Eu sou o Alfa e o Ômega, (Ap 1:8a; 21:6; 22:13);
- Eu sou o princípio e o fim (Ap 21:6; 22:13);
- Eu sou aquele que é, que era e que á de vir (Ap 1:8b);
- Eu sou o Todo-Poderoso (Ap 1:8c).
2. GERAÇÃO DIVINA DE JESUS CRISTO.
Se a geração de um ser humano natural já é fantástica e miraculosa, muito mais nos deixa maravilhados a forma com que "o Verbo de Deus se fez carne e habitou entre nós". É o chamado milagre da encarnação, que o Apóstolo Paulo bem descreveu aos crentes em Filipos, quando expôs a necessidade do cristão manter-se humildade a semelhança de "Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. (Fp 2.5-8).
Podemos dizer que a geração de Jesus foi bioplasmática. "Bios" em grego é "vida" e o sufixo "plasmática" vem de "plasmar" que quer dizer "formar". Significa dizer que um corpo "bioplasmático" é um corpo formado pela vida. Jesus foi gerado pela vida divina. (Hb 1:5).
O Filho de Deus não foi gerado de modo natural. Conforme lemos em Lucas 1.35: "Respondeu-lhe o anjo: Virá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso o que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus".
O anjo Gabriel deixou claro que a concepção de Maria seria o resultado de uma atividade divina. Por causa disso, o filho a ser nascido seria "santo... o Filho de Deus". O Espírito Santo, por meio de um ato criador no corpo de Maria, providenciou os meios físicos para a encarnação de Jesus Cristo. O "poder do Altíssimo" cobriu Maria. Ainda que verdadeiramente sendo da raça humana, Jesus nasceu sem pecado. (Hb 4:15; 9:28).
Jesus Cristo não foi gerado como os demais homens, ele foi gerado pela vida de Deus. Não foi contaminado com o elemento pecaminoso que há nos seres humanos.
Os homens naturais são "gerados pela carne e pelo sangue", por isso são pecadores e mortais, mas o Senhor Jesus possuía em si a imortalidade. Prova disso foi o que Ele mesmo revelou acerca dessa verdade:
"...dou a minha vida para a retomar. Ninguém ma tira de mim, mas eu... de mim mesmo a dou; tenho autoridade para a dar, e tenho autoridade para retomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai" (Jo 10.17,18).
Sabemos que Jesus é especial, mas Deus quer que nós também sejamos especiais. Nascemos de uma forma natural, com uma natureza pecaminosa e mortal, mas a Bíblia fala do novo nascimento, do nascimento do Alto, de Deus a todo aquele que se conecta a Jesus Cristo pela fé. Quem recebe a Jesus como o Cristo, o Filho de Deus, Senhor e Salvador, tem um nascimento espiritual e recebe o poder de se tornar filho de Deus.
Jo 1: 12 Mas, a todos quantos o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus;
13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
Ef 1:5 - ... e nos predestinou para sermos filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade.
Rm 8:9 - ... Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
Pergunto?
Você já nasceu de novo? Você precisa nascer de Deus, nascer do Alto, do Espírito de Deus.
Assim como o Espírito Santo veio sobre Maria, mãe de Jesus, o Espírito Santo vem sobre aquele que crê em Jesus e faz a obra do nascimento espiritual.
3-PROJETO DE DEUS PARA O HOMEM
O filho do Homem significa a condição humana realizada em Jesus Cristo com excelência, o projeto divino sobre o homem, o modelo de homem segundo Deus, o vértice da humanidade.
Deus quer que você e eu sejamos a imagem de Jesus Cristo. Que Jesus seja o primeiro de muitos irmãos.
Rm 8:29 Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
- Primeiro o "novo nascimento" pela fé em Jesus Cristo, depois segue-se a nossa santificação diária - sem a qual ninguém verá o Senhor - (Hb 12:14).
- Depois, quando Jesus retornar a esta terra, ele glorificará os seus irmãos, ou seja, aqueles que nasceram do Espírito e viveram em santificação.
4-A GLORIFICAÇÃO
Em Mt 17:3 - Moisés aparece no monte da transfiguração, representado os remidos que morreram e que serão ressuscitados. Elias também estava presente, representando os remidos que não passarão pela morte, mas que serão arrebatados ao encontro do SENHOR (1Co 15:50-53).
Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória. (Cl 3:4).
Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. (I Jo 3:2; Ap 1:14-15).
O estado final do crente em Jesus Cristo será de uma condição irreversível da imagem e semelhança de Cristo, na presença do ETERNO Deus, para sempre.
Até que chegue esse glorioso dia é bom vigiar. Porque na esperança fomos salvos... Rm 8:24
Por que os crentes fiéis a Cristo morrem?
Porque somos humanos e estamos ligados ao cabeça da raça humana, Adão, que caiu em pecado e se tornou corrupto e mortal, assim herdamos a corrupção moral e a mortalidade.
Vivemos em um mundo decaído e a nossa experiência de salvação é ainda incompleta.
- O homem natural precisa nascer do Espírito de Deus para trazer a imagem de Cristo.
- Nascemos do Espírito de Deus pelo arrependimento de nossos pecados e pela fé em Jesus Cristo (Jo 3:5-6).
Quem nasce do Espírito de Deus está ligado a Cristo, o cabeça da igreja.
Todos os que nasceram do Espírito de Deus serão glorificados na volta do SENHOR a esta terra. Rm 5:9-11. A glorificação é o estágio final do processo de Salvação.
Quando é que finalmente seremos glorificados?
Por ocasião do toque da última trombeta, quando Jesus voltar, os santos serão submetidos a uma transformação instantânea fundamental ("transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos" - 1 Coríntios 15:51); em seguida, o "corruptível" se revestirá da "incorruptibilidade" e o mortal se revestirá de imortalidade (1 Coríntios 15:53).
- Na glorificação haverá um aperfeiçoamento moral e espiritual de cada crente.
Cremos que a glorificação é o estágio final da salvação, onde o nascido do Espírito receberá a imortalidade e a absoluta e definitiva perfeição da imagem de Cristo. (Rm 8:22-23; 1Co 15:41-44,51-55; 2Co 5:1-4; Fp 3:21; ITs 4:13-17; I Jo 3:2).
Conclusão
O estado final do nascido do Espírito de Deus será o da imagem e semelhança de Cristo, na presença do ETERNO Deus para sempre. Aleluia!
Pense Nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente! Amém!