Niilismo Global

06/09/2021

Introdução

Os últimos dias são chamados na Bíblia de "tempos difíceis". 2 Tm 3:1.

Vivemos uma era dominada por problemas, adversidades, apertos, contrariedades, impasses, embaraços, obstáculos, impedimentos... arrochos, apuros, crises!

O mundo inteiro vive um momento difícil. A dificuldade é ampla, geral, sistêmica e profunda: na saúde, no casamento, nos negócios, na economia, nas relações sociais, na política, na moral, na educação, etc.

É verdade que o mundo mudou radicalmente nas últimas décadas. Muitos avanços na tecnologia, extraordinário desenvolvimento científico, descobertas fantásticas, inovações em todos segmentos, rapidez nas transações e negócios, aceleração da informação, etc.etc. Mas... apesar desse avanço sem precedentes na história da humanidade, corremos, corremos e não chegamos a lugar nenhum de felicidade. Somos testemunhas de que os homens tornaram-se amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes, ingratos, ímpios, sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, devassos, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, orgulhosos, corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé. 2 Tm 3:1-8.

Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos. Jr 8:20

A iniquidade multiplicou-se e o amor esfriou de quase todos (Mt 24:12). O mundo mudou radicalmente, mas esse processo de mudança, de alguma forma, está desumanizando as pessoas. Não é preciso ser um especialista para perceber que "em paralelo ao desenvolvimento global, cresce o vazio existencial, a falta de sentido, de propósito, de realização e de satisfação pessoal".

O Niilismo Global

Os transtornos anímicos, facilmente observados de forma agravante na presente geração, compõem uma lista enorme muito difícil de ser apresentada nesta breve reflexão. Aqui destacamos apenas aspectos gerais de uma depressão global que segue em direção a um abismo maior chamado nihilismo¹.

Nota ¹ - Do latim "nihil = nada". Niilismo é uma doutrina filosófica que indica pessimismo e ceticismo extremos perante a realidade ou valores humanos. Num sentido amplo, o niilismo consiste numa atitude de negação de toda a crença, ou seja, descrença absoluta em relação a princípios, sejam eles religiosos, morais, políticos ou sociais.

O povo não sabe a extensão dos prejuízos de ordem psicológica sobre a humanidade em decorrência da forma abrupta, tirana e maligna de técnicas de engenharia social, aplicadas durante a PLANdemia, no intuito de promover o medo e dominar as massas. Não é preciso ser um especialista para saber que disparos contínuos de medo podem trazer sérios prejuízos à saúde psíquica do indivíduo.

Os maestros da NWO criaram omedo socialmente compartilhado, em dimensões descomunais, alterando a percepção da vida em sociedade, tornando os indivíduos desconfiados de tudo e de todos. Essa desconfiança, entre outros males, tem provocado um afastamento das pessoas.

Certa vez, Jesus fez uma pergunta intrigante: Quando vier o Filho do homem, encontrará, porventura, fé na terra?

Certamente Jesus sabia que algo aconteceria nos últimos tempos e que abalaria profundamente a fé das pessoas. Acreditamos que os disparos contínuos de medo e de opressão durante a PLANdemia violentaram ao extremo a nossa estrutura psíquica. As nossas emoções e o nosso comportamento foram profundamente abalados. Um grande número de pessoas encontra-se em depressão, tristeza profunda, medo patológico, indiferença, apatia, desamor, desconfiança, desmotivação, tédio, falta de esperança, etc. Sabemos que o homem é um ser holístico, integral e que os abalos de ordem emocional trazem consequências negativas em todos os segmentos de sua vida.

A triste realidade é que a nossa geração está cada vez mais superlotada de indivíduos frios, indiferentes, desafeiçoados e descrentes. Pessoas que não se sensibilizam diante do sofrimento humano; que não se compadecem diante da dor do próximo e dos problemas que afligem a humanidade e que, dia a dia, perdem o real interesse por Deus.

Mas, o pior de tudo é que os experimentos malignos não cessaram, apenas mudaram a forma de apresentação. O processo de niilismo global segue sua agenda em doses homeopáticas.

Há uma nuvem de entorpecimento que paira sob a consciência coletiva. Lamentavelmente a maioria não entende o que está acontecendo. Os poderosos da Nova (des)Ordem Mundial estão fazendo acreditar que o indivíduo é o ÚNICO responsável por sua infelicidade e desgraça, devido a insuficiência de sua inteligência e de seus esforços. Assim, ao invés de rebelar-se contra o sistema ou governo injusto, o individuo se autodesqualifica e culpa a si mesmo, inibindo sua reação.

A dramática realidade é que grande parte da humanidade está caminhando sem propósito, sem direção, sem esperança... até chegar no Niilismo absoluto, que além de vivenciar um estado de desmotivação, perda de sentido, angústia, tédio, vazio existencial, sentimento de fracasso e anulação da própria existência, poderá arruinar a vida a vida espiritual de muitos com o sentimento de apatia espiritual e negação de toda crença.

Diante dessa triste realidade o que podemos fazer?

O caminho da restauração existe, mas não é tão simples.

Há casos complexos que exigem um milagre de Deus. Há outras situações onde o sofrimento se faz necessário por algum tempo. Mesmo não compreendendo bem os desígnios do ETERNO, estamos convictos de que algumas pessoas precisam viver o sofrimento por um determinado período. Há situações em que a agonia da alma, ao reconhecer suas fragilidades e incapacidades, pode reagir favoravelmente em direção à graça divina, quebrantando a frieza e aridez do coração, condicionando o homem interior a clamar por ajuda do Alto.

Quebrantamento, humildade e arrependimento profundo são atitudes balsâmicas, libertadoras e curadoras.

De que modo o crente pode atravessar esse vale de angústia?

A travessia exige fé, oração e a automotivação de ser surpreendido pelo PODER extraordinário de Deus a qualquer momento.

1 - É preciso guardar a nossa coroa

Ap 3: 11 Venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

2 Ts 2:15 Assim, pois, irmãos, estai firmes e conservai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa.

Conserve os valores, princípios, tradições e práticas cristãs recebidas. Não mude de pensamento e de comportamento. Não seja aliado à forma de pensar do mundo. Permaneça firme na Palavra de Deus.

2-É preciso ser fortalecido em Deus

2 Co 4: 16 Por isso não desfalecemos; mas ainda que o nosso homem exterior se esteja consumindo, o interior, contudo, se renova de dia em dia.

Ef 6: 10 Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.

Os humanos não percebem que à medida que se distanciam de Deus estão se enfraquecendo espiritualmente e se tornando uma presa fácil para Satanás.

O fortalecimento espiritual vem pela comunhão, consagração, obediência, fidelidade, vida devocional de oração, louvor, ações de graça ao ETERNO e bom Deus.

E neste processo de fortalecimento precisamos vencer o medo da forma certa. Como?

2.1-Temendo Somente a Deus.

E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo. Mt 10:28.

Tão somente temei ao Senhor, e servi-o fielmente de todo o vosso coração; pois vede quão grandiosas coisas vos fez. 1 Sm 12:24.

Quando aprendemos a confiar no ETERNO Deus, SENHOR de tudo e de todos; quando colocamos a nossa confiança na Autoridade Maior, o Criador, Salvador e Juiz de toda criação... a sensação que temos é como se passássemos por um terremoto sem sermos abalados; é como se passássemos pela tempestade caminhando por cima das águas.

E neste processo de fortalecimento precisamos vencer o mundo da forma certa. Como?

2.2-Vivendo Pela Fé

Para nós crentes em Jesus Cristo resta-nos a fé. Um poderoso recurso de Deus, acima da esperança e de qualquer emoção humana.

O inimigo continua disparando incessantemente, mas se você é um servo fiel de Jesus Cristo, existe em você, no mais profundo de seu espírito, uma centelha de fé porque você está SELADO com o Espírito de Deus e vive pela fé no Deus vivo.

A motivação do crente é diferente de tudo lá fora. O que nos impulsiona a seguir a vida cristã com bom ânimo em tempos de angústia e de opressão, até sermos bem sucedidos é a nossa Fé em Deus.

HB 10:38 Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.

Não somos guiados por notícias midiáticas ou por circunstâncias. Vivemos pela fé. Isto significa foco em Jesus Cristo, em Sua Palavra, confiança inabalável no Eterno Deus.

A fé produz a motivação certa para o nosso viver diário. Fortaleça a sua fé na Palavra de Deus e na comunhão com o SENHOR em oração.

Tudo Posso Naquele que me Fortalece... Fl 4:13. Lembre-se: "tudo".

Sem fé é impossível agradar a Deus. Sem fé, o mover de Deus não opera e o sobrenatural não acontece... o indivíduo fica então limitado ao natural...secularizado, fraco, impotente e desanimado.

Conclusão

Eu preciso crer que Jesus Cristo está no controle de tudo. Eu preciso crer que Ele me ama e me sustenta com a Sua destra fiel.

Não se deixe abater por nada. Não retroceda em momento algum. Levante-se, desprenda-se dos embaraços do desânimo, tome posse da bênção, siga com a motivação certa. Não deixe de fazer a vontade do Pai, não perca o foco de sua missão porque o motivo certo em ação é a arma poderosa que vence o desânimo (1 Jo 5:4).

Não importa se temos muito ou pouco, se estamos em paz ou em guerra. A Palavra de Deus regra e governa a nossa vida: "Tudo posso Naquele que nos fortalece".

Olhe para Jesus, creia em Sua palavra, siga na fé, com a motivação certa, a fim de que dia a dia você esteja mais próximo de completar a sua missão. Este é o motivo de sua existência debaixo do Sol. Fazer a vontade de Deus. Então, de agora em diante, seja sempre uma pessoa espiritualmente motivada, com a motivação certa, fazer a vontade de Deus todo dia! Essa é a revolução da Fé.

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente! Amém!