Níveis Espirituais
Eliseu testemunhou o arrebatamento do profeta Elias e se tornou o seu sucessor, com porção dobrada do poder do Espírito.
Leiamos 2 Rs 2: 9-18:
9 Havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja sobre mim dobrada porção de teu espírito.
10 Respondeu Elias: Coisa difícil pediste. Todavia, se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará; porém, se não, não se fará.
11 E, indo eles caminhando e conversando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.
12 O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai! o carro de Israel, e seus cavaleiros! E não o viu mais. Pegou então nas suas vestes e as rasgou em duas partes;
13 tomou a capa de Elias, que dele caíra, voltou e parou à beira do Jordão.
14 Então, pegando da capa de Elias, que dele caíra, feriu as águas e disse: Onde está o Senhor, o Deus de Elias? Quando feriu as águas, estas se dividiram de uma à outra banda, e Eliseu passou.
15 Vendo-o, pois, os filhos dos profetas que estavam defronte dele em Jericó, disseram: O espírito de Elias repousa sobre Eliseu. E vindo ao seu encontro, inclinaram-se em terra diante dele.
16 E disseram-lhe: Eis que entre os teus servos há cinquenta homens valentes. Deixa-os ir, pedimos-te, em busca do teu senhor; pode ser que o Espírito do Senhor o tenha arrebatado e lançado nalgum monte, ou nalgum vale. Ele, porém, disse: Não os envieis.
17 Mas insistiram com ele, até que se envergonhou; e disse-lhes: Enviai. E enviaram cinquenta homens, que o buscaram três dias, porém não o acharam.
18 Então voltaram para Eliseu, que ficara em Jericó; e ele lhes disse: Não vos disse eu que não fôsseis?
Eliseu testemunhou o arrebatamento do profeta Elias e se tornou o seu sucessor, com porção dobrada do poder do Espírito.
Os filhos dos profetas viram quando Eliseu tomou a capa de Elias e com ela dividiu as águas do Jordão; reconheceram que o Espírito de Elias estava agora sobre Eliseu; foram até o seu novo líder espiritual, demonstrando reverência. Em seguida pediram-lhe que deixasse um grupo de 50 homens sair em busca de Elias, o que constrangeu o profeta Eliseu, uma vez que ele havia testemunhado o exato momento em que o SENHOR arrebatara o profeta para si.
Devido a insistência dos filhos dos profetas, Eliseu permitiu que os 50 homens saíssem a procura de Elias. Três dias depois, ao voltarem de mãos vazias, Eliseu replicou: " Eu não disse".
O ponto nevrálgico dessa narrativa é facilmente identificado. Os filhos dos profetas não tinham o mesmo nível espiritual do profeta Eliseu; eles não viram e nem entenderam os fatos porque eles estavam muito aquém da unção do profeta Eliseu.
No mundo secular há níveis distintos de conhecimento e de formação entre os seres humanos, algo semelhante acontece na dimensão espiritual. Nem todos que são profetas têm o mesmo nível de revelação e de entendimento. Vejamos:
Então disse: Ouvi agora as minhas palavras: se entre vós houver profeta, eu, o Senhor, a ele me farei conhecer em visão, em sonhos falarei com ele.
Mas não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa;
boca a boca falo com ele, claramente e não em enigmas; pois ele contempla a forma do Senhor... Números 12:6-8.
Ora, entre eles se achavam, dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias.
Ora, quanto a estes quatro jovens, Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras e em toda a sabedoria; e Daniel era entendido em todas as visões e todos os sonhos. Daniel 1:6.17.
O Novo Testamento dar continuidade a este ensino:
E os que estavam comigo viram, em verdade, a luz, mas não entenderam a voz daquele que falava comigo. At 22:9.
Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não tenha de si mesmo mais alto conceito do que convém; mas que pense de si sobriamente, conforme a medida da fé que Deus, repartiu a cada um. Romanos 12:3
De modo que, tendo diferentes dons segundo a graça que nos foi dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; Romanos 12:6.
Nós, porém, não nos gloriaremos além da medida, mas conforme o padrão da medida que Deus nos designou para chegarmos mesmo até vós. 2 Coríntios 10:13.
Estes versículos deixam claro que existe uma medida de fé para cada um de nós; há diferentes dons espirituais e diferentes medidas do poder do Alto. O profeta Eliseu recebeu uma porção dobrada da unção de Elias. Os filhos dos profetas, mesmo convivendo com santos homens de Deus, não tinham o mesmo nível espiritual de Eliseu, daí terem insistido com seus raciocínios meramente humanos, enviando 50 homens à procura de Elias.
Entre tantas lições preciosas nesta reflexão queremos lembrar que, de forma semelhante aos filhos dos profetas nos dias de Eliseu, assim procedem muitas pessoas ao nosso redor. Por não terem o mesmo nível espiritual que temos, essas pessoas não conseguem entender a realidade espiritual e suas implicações no mundo material. Não discernem os fatos e ainda desprezam e zombam de nossas palavras quando falamos das revelações e das profecias do ETERNO Deus.
Jesus Cristo, certa vez, fez uma declaração bombástica aos seus discípulos:
Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora. João 16:12.
Pense um pouco sobre isso. Até mesmo os apóstolos que seguiam a Jesus, dia e noite e que foram testemunhas de milagres fantásticos: cura de leprosos, expulsão de demônios, vista restaurada aos cegos, multiplicação de pães, repreensão à tempestade e ressurreição de mortos, entre outros notáveis feitos, não estavam preparados para ouvir as "muitas coisas" que o Senhor Jesus queria que eles soubessem. Naquele momento os apóstolos simplesmente não estavam preparados para ouvir, entender e aceitar o que Jesus tinha para lhes dizer.
Tudo isso nos faz pensar em quantas pessoas estão na igreja, contemplando o sobrenatural de Deus, testemunhando conversões, libertações, curas, milagres e mesmo assim não estão prontas para suportar certas revelações do SENHOR porque o nível espiritual delas é baixo: não entendem, não acreditam, duvidam, desprezam e até confrontam o pronunciamento dos profetas e homens de Deus. É lamentável, mas real.
Diante disso surge uma pergunta: Qual o seu nível espiritual? Você está preparado para receber a revelação da verdade?
A Geração dos últimos Dias
Paulo, escrevendo a Timóteo, deixou claro que nos últimos tempos os homens se negariam a dar ouvidos à verdade e que se entregariam às fábulas. Vejamos:
Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas. 2 Timóteo 4:3-4.
O texto mostra o baixíssimo nível ou total ausência de espiritualidade na geração dos últimos dias.
Percebe-se um número cada vez maior de pessoas que não suportam a realidade. Pessoas que preferem um mundo de sonhos e de fantasias.
A ignorância espiritual aprisiona e mantém o indivíduo escravo.
A mentira e a ilusão são algumas estratégias do diabo para manter a humanidade na ignorância espiritual, impedindo-a de ver, de saber e de conhecer a verdade e, consequentemente, impossibilitando o ser humano de viver a liberdade em Cristo e de crescer em maturidade e espiritualidade.
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (João 8 : 32).
A verdade liberta de um sistema falacioso, enganoso e anti-Deus.
A Era do Engano.
Assim como Satanás iniciou sua estratégia para corromper o homem lá no Éden, ele tem feito ao longo dos séculos, e assim prosseguirá até o fim, apenas diversificando, sofisticando e intensificando os mecanismos do engano (Jo 8:44).
Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo. (2 Coríntios 11:3).
Os servidores de Satanás trabalham arduamente para enganar e desencaminhar a humanidade, através de uma ilusão que escraviza e condena eternamente (Ap 12:12).
O que nos impressiona é a declaração bíblica de que nos últimos dias o inimigo ludibriará todo o planeta com sinais ilusórios e mentirosos.
Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos, (Mateus 24 : 24).
A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, (II Tessalonicenses 2:9).
Por estes textos entendemos que os próprios eleitos de Deus são alvo desse ataque final de Satanás.
A realidade é que as pessoas não percebem que são escravas de um sistema anti-Deus. Elas não se rebelam contra o fato de não serem livres quando elas pensam que são! Mas a verdade é que a ignorância escraviza e só a verdade liberta, por isso não é possível ser ignorante e livre ao mesmo tempo (Jo 8:32).
A geração atual, por doutrinamento, condicionamento e imposição da NWO, está crendo e propagando fábulas, mentiras, em todos os segmentos da vida. Porém, a nossa regra de fé e prática continua sendo a Bíblia Sagrada.
Profecias ou Fábulas, A Palavra de Deus ou os engodos de Satanás?
O que o sistema está fazendo? O que os servidores de Satanás estão fazendo?
a) Estão retirando as orações das escolas;
b) Estão retirando a leitura da Bíblia nas escolas;
c) Estão calando os profetas, silenciando os homens de Deus nas redes sociais?
c) Estão substituindo a Palavra de Deus por ideologias, fábulas e mentiras do diabo.
O que temos que fazer?
1-Diante do nosso próprio condicionamento espiritual precisamos melhorar o nosso nível de unção por meio da "aproximação" da fonte, o Espírito de Deus. (Ef 5:18;
Pois outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz. Efésios 5:8
O Espírito Santo está falando às igrejas, mas será que estamos ouvindo? Como posso ouvi-Lo melhor? Aproximando-me Dele, comungando, orando, adorando, vivendo em retidão, fazendo a vontade do SENHOR, andando como filho da luz.
A triste realidade é que muitos crentes estão apagados e nem percebem. Lembre-se de que há uma promessa na Bíblia para aqueles que se despertam do sono espiritual e saem do meio das pessoas espiritualmente mortas.
Pelo que diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará . Efésios 5:14.
Cristo ilumina o entendimento daquele que se desperta para a realidade e se dispõe a sair do meio dos enganados e espiritualmente mortos.
2-Diante da cegueira espiritual da humanidade e até mesmo do baixo nível da unção do Espírito de crentes nas congregações, duas coisas importantíssimas se fazem urgentes:
- Orar para que o véu do entorpecimento das pessoas ao nosso redor seja removido e assim possam entender a realidade dos fatos, sejam libertas da mentira e possam compreender e praticar a Palavra de Deus;
- Temos que pregar o Evangelho de Jesus Cristo, a sã doutrina bíblica, confrontar a mentira com a verdade e exercer uma influência positiva neste mundo em que vivemos, com boas obras e bom testemunho.
A Bíblia diz em Mateus 5:13-14 "Vós sois o sal da terra... Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte".
Somos os trabalhadores da última hora. Somos a resistência. Temos o dever de...
1. Salgar o mundo com o Evangelho e bom testemunho;
2. Dissipar as trevas da ignorância e da mentira com a luz da verdade; levar conhecimento, informação, revelação divina ao povo, enquanto é tempo.
Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!