O Papel da Igreja nos Últimos Dias
Introdução
Uma grande parte da igreja acredita que já estamos nos dias que antecedem à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Diante disso, qual deve ser o papel da Igreja neste momento?
Evangelização
Durante estes Últimos Dias, a Igreja deve se concentrar na evangelização – como fez uma vez em Atos. A Igreja deve testemunhar a respeito de Jesus Cristo.
2 Pedro 3:10-13 - Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão; tanto a terra como as obras que nela há serão queimadas. 11 Portanto, visto que todas estas coisas serão desfeitas, que tipo de pessoas deveis ser em santo procedimento e piedade, 12 aguardando e apressando a vinda do dia de Deus, pelo qual os céus se desfarão, ardendo , e os elementos se derreterão com calor ardente? 13 Todavia nós, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita a justiça.
É claro que a evangelização é uma prioridade para a igreja nestes últimos dias, entretanto, o crente não pode esquecer da importância de viver uma vida santa e piedosa para que o seu testemunho seja eficaz diante das pessoas.
- Mateus 24:14 - E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
Há muitas pessoas que nunca ouviram o Evangelho: muçulmanos, hindus, budistas e povos pagãos, entre outros. O fim não virá até que o evangelho lhes seja pregado. Uma vez que há multidões que ainda não ouviram - mas o tempo é curto - deve haver e haverá uma aceleração nas missões durante estes últimos dias.
Paralelamente a esse despertamento às Missões transculturais, precisamos entender que há também muitas pessoas ao nosso redor que não ouviram o Evangelho de forma integral e eficaz. Essas pessoas ouviram apenas fragmentos do Evangelho ou pregações impotentes por pregadores distantes das mensagens anunciadas.
- Uma pregação de fogo só acontece quando o fogo do Espírito está dentro do pregador.
- Uma pregação da verdade só acontece quando a verdade está na vida do pregador.
Isso exigirá que a Igreja seja santa e cheia do Espírito Santo, como aconteceu em Atos.
Recursos Direcionados
Atualmente, a maioria das denominações cristãs e congregações locais, concentra e gasta seus recursos financeiros quase exclusivamente em suas próprias necessidades locais: despesas de manutenção ou expansão de suas instalações, aquisição patrimonial, compra de equipamentos e coisas afins. Uma porcentagem relativamente pequena de recursos é gasta na evangelização e missões estrangeiras, alcançando aqueles que nunca ouviram falar de Jesus Cristo ou que ouviram de modo incompleto e imperfeito.
Os cristãos no Ocidente têm uma superabundância de recursos espirituais à sua disposição, seja nos cultos da igreja, nas livrarias cristãs, por meio de transmissões de rádio, TV e internet 24 horas por dia. Em contraste extremo, bilhões de pessoas em regiões empobrecidas do Terceiro Mundo nunca ouviram o evangelho uma única vez.
A obra principal do Espírito Santo não é simplesmente nos edificar por meio de Seus dons "ad infinitum", mas, em última análise, nos capacitar para sermos testemunhas de Jesus Cristo "até os confins da terra". (Atos 1:8).
O que devemos fazer agora para apressar o retorno de nosso Senhor Jesus Cristo?
Certamente há muito o que fazer, mas aqui destacamos 3 atitudes importantíssimas:
- Podemos orar sistematicamente e persistentemente pelo despertar da igreja à evangelização local e obra missionária transcultural;
- Podemos contribuir sistematicamente e persistentemente para a evangelização local, regional, nacional e mundial;
- Podemos trabalhar na Seara de Deus como trabalhadores da última hora, formando equipes de trabalho, colocando os dons e talentos a serviço da evangelização.
Lembre-se: O Projeto Dynamus existe para isso: despertar o povo de Deus a fazer parte de uma grande incursão de evangelização nesta cidade, resgatando vidas preciosas para o Reino de Deus.
Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!