O Problema Oculto

19/01/2025

Tenho algumas passagens bíblicas para serem lidas:

Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe. - Sl 51:5.

Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus - Rm 3:23.

Somos como o impuro – todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniquidades nos levam para longe. Isaías 64:6.

Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, rivalidades, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus. Gl 5:19-21.

Não sabeis que os injustos não hão de herdar o Reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus. 1 Co 6:9-10.

O que sai do homem, isso é que contamina o homem. Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem. Marcos 7:20-23.

Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. 1 Jo 1:8.

Introdução

Amados irmãos, quanto mais vivo, mais estou convencido de que todos os problemas da vida estão direta ou indiretamente relacionados com o nosso distanciamento de Deus.

Todos os problemas que a sociedade está tentando resolver são, no âmago mais profundo, problemas teológicos.

Estou afirmando que os problemas que o comércio, a indústria e o trabalho estão tentando resolver, poderiam ser solucionados se fossem reconhecidos como problemas teológicos.

"A justiça engrandece a nação, mas o pecado é uma vergonha para qualquer povo." -Pv 14:34.

Problemas políticos e sociais são, no fundo, teológicos, ou seja relacionados com o nosso distanciamento de Deus.

O Mundo é complexo e interligado. Quando você tenta consertar algo logo percebe que uma coisa está relacionada a outra. A tentativa de resolver uma coisa incomoda a outra, porque não percebemos que Deus existe e que Ele nos fez originalmente à Sua imagem.

Quero dizer com isso, isto, que se você esquecer que Deus existe e pensar no homem como ser independente, sem qualquer relação sobre sua origem, então você terá uma complexidade de grandes problemas em suas mãos. E a tentativa de resolver um só problema perturba outro. Se você tentar resolver um problema social, você se mete em um problema político e o problema político envolve um problema trabalhista, e o problema trabalhista cria um problema comercial, empresarial e industrial, etc..

E assim seguimos a vida errando em nossa avaliação porque estamos pensando em nós mesmos separados de nossa origem, Deus. No entanto, se percebermos que Deus nos criou e nos fez à Sua imagem, e que nossa primeira responsabilidade é com Ele, estaremos no caminho certo para a solução. Se continuarmos com a verdade revelada estaremos mais próximos da solução de nossos problemas reais e, automaticamente, os outros dilemas da vida seriam solucionados progressivamente.

Deus nos fez originalmente à Sua imagem e esse é o primeiro ponto que precisamos guardar nesta reflexão.

O Segundo Ponto

O segundo ponto de nossa reflexão é um fato necessário para a compreensão de todas as outras verdades. O homem caiu em pecado, desobedeceu o Criador e não é mais a imagem de Deus no sentido original.

Toda a humanidade tem um problema oculto que é a raiz de todos os outros males.

O homem que originalmente veio da mão de Deus, à semelhança do Criador, caiu da condição original, teve a sua imagem manchada como um vândalo que quebra ou danifica uma grande obra-prima em uma galeria de arte. O artista, pode ainda encontrar vestígios da arte do mestre naquela escultura/pintura, mas ela está arruinada e ninguém a compraria. Assim é com a humanidade; há vestígios da imagem de Deus. Toda mãe que segura um bebê em seus braços e sorri com amor, está mostrando que ainda resta alguns vestígios da imagem de Deus. Mas essa imagem está maculada, manchada e imperfeita.

O Terceiro Ponto

O terceiro ponto desta reflexão é que o Criador enviou Seu Filho Jesus Cristo ao mundo para que Ele pudesse desfazer as obras do diabo e do pecado. O salvador foi enviado para que pudesse reconciliar o homem com Deus e, consequentemente, trazer de volta a imagem de Deus ao homem.

Então, o Criador olha para a humanidade e vê pedaços de Sua imagem ali e sabe de fato que é Sua obra-prima. Ele vê também a sujeira, os cortes e os esforços do homem em seguir a vida nessa deplorável condição.

Felizmente, Deus, para Sua glória, se propõe a restaurar aquela obra-prima novamente à Sua própria imagem. E Ele faz isso por meio de Jesus Cristo, nosso salvador.

Os textos sagrados dizem que para restaurar o homem de volta à imagem de Deus, o Salvador primeiro tratou do perdão de nossos pecados, assumindo toda a nossa culpa na cruz do Calvário.

Em seguida, Jesus Cristo concedeu o Espírito Santo a todo aquele que crê no Evangelho da salvação, no plano de Deus para a restauração humana.

Deus tem métodos. Primeiro Deus perdoa os pecados daquele que crer em Jesus Cristo. Depois Ele vai trabalhar dentro de cada um de nós que cremos, por meio de Seu Espírito, nos moldando à Sua imagem e semelhança.

E como Ele faz isso? Para restaurar a obra-prima novamente, o Espírito Santo produz frutos de arrependimento e de santidade.

Qualidades do caráter de Deus são transmitidas ao crente.

Há atributos intransmissíveis, como sua autoexistência, onipotência, onipresença e onisciência de Deus. Mas há outros atributos que Deus pode transmitir àqueles que crêem. São vários atributos, mas permita-me nomear somente dois deles.

1-Amor - Amor é boa vontade em ação para com todas as criaturas; o amor alegra-se com o bem de todos. No amor outras virtudes estão completamente agregadas ou misturadas: paciência, longanimidade, gentileza e misericórdia operando em direção aos fracos e vulneráveis. Ter compaixão, sentir a dor do outro e procurar ajudá-lo a vencer seus problemas.

2-Retidão - Deus nos resgata para a retidão. E a primeira maneira de você ser capaz de dizer que é um cristão é sendo um bom homem. Na retidão outras virtudes estão mescladas: honestidade, justiça, fidelidade, integridade, pureza, santidade.

E quanto mais esses atributos se agregam a nossa personalidade, mais nos tornamos semelhantes a Deus.

Deus trabalha em nós e nos disciplina e nos corrige, nos humilha e nos molda até alcançarmos um caráter que possa expressar a Sua imagem, até que nos tornemos participantes de Sua Santidade.

Tudo isso é tão relevante que deve envolver nossa atenção, busca bíblica, oração, meditação, autoexame, humildade e todos os meios da graça que Deus colocou diante de nós. Tudo isso permite que o barro esteja sempre mole, maleável, a fim de que Deus possa trabalhar em Sua obra-prima, restaurando novamente as nossas almas à Sua imagem e semelhança.

Conclusão:

Amados irmãos, o nosso maior problema encontra-se oculto em nossa natureza, chama-se pecado e os governos das nações e as organizações internacionais não estão colocando este assunto em pauta. Avançamos tecnologicamente e cientificamente, mas não eliminamos e nem sequer diminuímos o pecado na humanidade.

Lembre-se que o problema oculto, ou seja, a imagem imperfeita de Deus na alma humana é a causa de todos os problemas nesta terra. O homem sem Deus segue a sua natureza caída, distorcida, imperfeita e tendenciosa ao mal. Em vez de amor: desamor, ódio, intrigas, contendas e maldade. Em vez de retidão e santidade: corrupção, iniquidade, injustiça e depravação.

O Pai Celeste, porém, não nos abandonou. Ele enviou o Seu Filho para nos restaurar à Sua imagem. A pregação do Evangelho ilumina os corações para que vejam o mal dentro de si e creiam no Salvador Jesus.

Que cada um de nós creia em Jesus Cristo e viva em amor e santidade, mostrando ao mundo com palavras e ações, que o homem natural não pode resolver os seus problemas porque eles são inerentes à sua natureza pecaminosa, maculada, imperfeita e dessemelhante de Deus.

Deus nos amou de tal maneira que enviou o Seu Filho como restaurador da humanidade imperfeita e distante, porém, com a condição de cada homem estar disposto a ser restaurado pelas mãos de Jesus Cristo.

E depois de dizer sim ao restaurador e salvador de nossas almas, que cada um de nós seja sábio o suficiente para fazer a Sua vontade nesta terra, vivendo em amor e santidade, sendo luzeiro neste mundo tenebroso, aspergindo no próximo o brilho da imagem de Deus que nos foi restaurada por Jesus Cristo.

  • Assim como tivemos a imagem do homem terreno, teremos também a imagem do homem celestial. 1 Coríntios 15:49.

  • A revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade. Efésios 4:24.

  • Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é. 1 João 3:2.

Pense nisso e que nos abençoe rica e abundantemente. Amém!.