O Trigo e o Joio

13/04/2025

Mateus13:24-30–O Trigo e o Joio

Jesus lhes contou outra parábola, dizendo: "O Reino dos céus é como um homem que semeou boa semente em seu campo.








25 Mas enquanto todos dormiam, veio o seu inimigo e semeou o joio no meio do trigo e se foi. 26 Quando o trigo brotou e formou espigas, o joio também apareceu. 27 "Os servos do dono do campo dirigiram-se a ele e disseram:'O senhor não semeou boa semente em seu campo? Então, de onde veio o joio?' 28 "'Um inimigo fez isso', respondeu ele."Os servos lhe perguntaram: 'O senhor quer que o tiremos?' 29 "Ele respondeu: 'Não, porque, ao tirar o joio, vocês poderiam arrancar com ele o trigo. 30 Deixem que cresçam juntos até a colheita. Então direi aos encarregados da colheita: Juntem primeiro o joio e amarrem-no em feixes para ser queimado; depois juntem o trigo e guardem-no no meu celeiro'".


Explicação da Parábola

· A origem da sociedade, em seu sentido mais amplo, é comparada a um ato de semeadura em um campo.

De acordo com a parábola anterior, a boa semente é a palavra de Deus; de acordo com essa parábola, a boa semente são os filhos do reino.

  • A boa semente aqui representa os homens que acolheram a Palavra de Deus e tiveram suas vidas transformadas pela fé no Evangelho.
  • Odono da Seara–É o próprio Deus.
  • O trigo é uma metáfora da nova vida e do novo caráter que são produzidos no coração humano pela verdade aceita do evangelho de Cristo. Esse novo caráter em um homem é moralmente um produto da verdade que ele creu e assumiu em seu interior.
  • O joio é um vegetal tóxico e amargo, tão forte que até uma pequena porção triturada na farinha, causa tontura e náusea ao comedor. Nesta parábola é uma metáfora para os homens maus, ímpios, desobedientes, corruptos, incrédulos e filhos do diabo.
  • O campo- o campo é todo o planeta onde o trigo deve crescer e amadurecer.
  • Os servos – os servos são os trabalhadores da Seara de Deus. A pergunta que eles fazem é amais intrigante de todos os tempos: "Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde vem então o joio? "
  • Existe um semeador noturno e maligno. Esta ilustração corresponde ao originador do pecado humano. Um semeador de joio entre o trigo. Ele é o responsável pelo mal e por estragar a ordem natural das coisas.

Tudo que Deus fez é bom e Nele não há maldade. Deus é luz e Nele não há trevas em absoluto. Então, por que existe tanta maldade no mundo?"Um inimigo fez isso." Um semeador oculto ao mundo, mas real.

  • Uma Análise da Sociedade Contemporânea

Agora, olhe para a sociedade ao seu redor, observe os bebês de famílias ricas e pobres, bem educadas e ignorantes, grandes e pequenas, famosas e anônimas, todos os recém-nascidos parecem bons, meigos, inocentes, mas deixe-os crescer e você começará a perceber que alguns são tendenciosos à desobediência, à corrupção e à maldade. Às vezes crescem numa família cristã, têm aparência de cristãos, falam semelhante aos cristãos, mas não são cristãos... são joio, revelados com o tempo.

Voltemos à parábola...


III. Os Dois Métodos:Humano e Divino.

A plantação cresceu e a diferença entre o trigo e o joio tornou-se manifesta. "Disseram-lhe os servos: Queres, pois, que vamos recolhê-los?" etc.

Aqui é comparado o método humano e o método Divino de lidar com o pecado.

Homens bons e maus estão misturados no mundo; você não pode destruir o mal com métodos humanos sem danificar seriamente o bem. Olhem para as guerras e veja quanta gente inocente é brutalmente assassinada. Os homens maus estão misturados na família; você não pode "matar" o irmão perverso sem ferir toda a família. Além disso, não podemos confiar plenamente em nossa capacidade em discernir entre o bem e o mal. Só o Senhor conhece as intenções e propósitos do coração.


Este problema da coexistência do trigo e do joio exigia uma solução mais sábia e só Deus a tem. O Senhor não permite que o joio seja arrancado antes do tempo. O trigo e joio devem crescer juntos até a consumação dos séculos.

IV. A Consumação —O peso da parábola reside no que acontecerá no fim da sociedade como a conhecemos. A colheita é o fim do mundo, onde o joio será arrancado e lançado no fogo e o trigo será recolhido para os celeiros celestiais. Que reflexões essa parábola trás para os nossos dias?

V. Reflexão Contextualizada

Olhe ao redor e veja que o mal se multiplicou nos últimos tempos.

Por que o joio cresceu tanto em nossos dias? Porque o Diabo está plantando desgraças como nunca:inversão de valores,quebra de


paradigmas, politicamente correto, aborto, sexualização precoce das crianças nas escolas, aprovação da pedofilia, crise de identidade sexual, liberação de drogas, inoculação obrigatória de experimentos genéticos, perseguição ao conservadorismo, etc..

Como o Diabo conseguiu isso? Os trabalhadores estavam dormindo e continuam dormindo... alheios à realidade, indiferentes, imersos em seus próprios sonhos e fantasias, enquanto o inimigo trabalha incessantemente.


Em que consiste essa vigilância?


· Sobriedade, estar sempre alerta com as mudanças no mundo... Discernimento e sabedoria. Não se deixe enganar, não se amolde ao mundo. 1 Pedro 5:8.

· Resistência... Diga não ao engano, e alerte as pessoas sobre tudo que é contrário aos princípios estabelecidos por Deus: liberdade, vida, família, fé, patrimônio, entre tantos.

· Luzeiros do mundo...seja santo, modelo de um homem de Deus para a sociedade.Fl 2:15.

· Pregadores das Boas Novas...Não deixe de dar testemunho de Jesus Cristo... da extraordinária transformação que Ele fez e continua fazendo em sua vida. At 1:8.


Conclusão: O mal já se consolidou em muitos espaços da sociedade e continua se expandindo. É verdade que não podemos reverter essa situação, mas é possível evitar que a podridão contamine o pouco que nos resta. Não temos como mudar o Sistema operante e nem a sociedade, mas podemos mudar o nosso espaço, o nosso círculo de ação, o nosso ambiente de trabalho, de amigos, a nossa família, a igreja onde nos congregamos e a nossa própria vida. Mudanças são necessárias. Não contemple o avanço da maldade com indiferença e também não queira fazer justiça com as próprias mãos. Combata o bom combate da fé da maneira certa, seja um obreiro aprovado, obediente, trabalhador incansável na Seara de Deus. Plante trigo, muito trigo enquanto é tempo e deixe o resto com a justiça divina que não tardará.

Pense nisso e que Deus nos abençoe...