Sucesso Espiritual
O que é sucesso?
Entendemos que Sucesso é um conceito amplo e subjetivo que pode ser definido de diferentes maneiras, dependendo do contexto e das experiências, valores e objetivos de cada pessoa. Em geral, sucesso pode ser entendido como a realização de algo desejado, a conquista de um objetivo, a obtenção de reconhecimento ou a satisfação pessoal em relação a alguma coisa ou área da vida.
Realizamos uma consulta na internet e verificamos que há quatro exemplos de sucesso em uma escala crescente de valores, reconhecidos universalmente pela sociedade, governos e grandes instituições:
- Sucesso acadêmico: Uma pessoa que obteve ótimas notas na escola e na universidade, graduou-se em uma excelente instituição e recebeu prêmios ou honrarias acadêmicas.
- Sucesso profissional: Uma pessoa que alcançou um alto nível de êxito em sua carreira, como uma posição de liderança destacada em uma grande empresa, ser reconhecido como um grande profissional em sua área de atuação, e receber prêmios ou honrarias profissionais.
- Sucesso financeiro: Uma pessoa que acumulou um grande patrimônio econômico-financeiro, seja por meio de investimentos bem-sucedidos, empreendedorismo, ou trabalho duro em uma profissão de alto rendimento.
- Sucesso pessoal: Aquele que atingiu um alto nível de satisfação e realização pessoal em sua vida, seja por meio de relacionamentos felizes e saudáveis, realização de sonhos pessoais, ou descoberta de um propósito ou significado maior na vida.
Diante disso, urge a pergunta: Existe sucesso espiritual? Este assunto me interessa?
O Sucesso de Jeremias
Jeremias foi enviado por Deus ao seu próprio povo numa época de grande instabilidade política. Ele pregou por mais de 65 anos sem ter uma única resposta positiva. Ele nunca levou ninguém a salvação.
Aos olhos do mundo Jeremias foi um completo fracasso. Todavia, ele foi tão extraordinário que foram precisos 52 capítulos da Bíblia para falar de seu ministério e cerca de 600 anos mais tarde, quando o povo estava procurando discernir quem era Jesus de Nazaré, muitos pensavam que Jesus era Jeremias que havia voltado dos mortos.
Jeremias foi honrado por Deus ao ser comparado com Jesus Cristo e isso mostra que ele foi um profeta bem-sucedido.
Há algo em sua vida que se identifica com o ministério de Jeremias?
Você já pregou para o seu próprio povo e ninguém lhe deu atenção?
Há quanto tempo você está no ministério? Qual tem sido a reação do Povo diante de sua mensagem?
E como você se sente e se vê? Sua pregação tem sido inferior ao que desejava?
Seus planos ministeriais são bem menores do que você esperava ou orava?
Ao se comparar com outros irmãos de ministério você se sente um fracasso?
Será que você sabe o que determina um ministério bem sucedido aos olhos de Deus?
Será que você sabe o que significa sucesso espiritual?
3 Pontos Fundamentais do Sucesso de Jeremias
Jeremias disse que foi ¹chamado por Deus para ser um profeta; em segundo lugar ele disse que Deus o havia ²ordenado que ele fosse um profeta e terceiro, ele se ³consagrou para ser um profeta.
O testemunho de Jeremias começa com a chamada de Deus (Jr 1:5). O SENHOR disse antes que eu te formasse no ventre materno eu te conheci e antes que saísses da madre eu te separei, eu te chamei como profeta às nações.
- Sucesso espiritual é atender ao chamado de Deus, cumprindo integralmente a missão que lhe foi confiada, mantendo a fidelidade ao SENHOR.
- Sucesso espiritual é receber a aprovação de Deus.
Por que você está no ministério?
Saiba que a única razão válida para estar no Ministério é o chamado de Deus para tal.
Jeremias disse que foi chamado por Deus para ser um pregador. O início não foi fácil, ele teve dúvidas e temores. No versículo seis Jeremias diz... eu não sei como falar.
Algo semelhante acontece com você? Você não é eloqüente? Não é tão dinâmico ou preparado? Você não tem todas as respostas para o povo?
Jeremias disse eu sou apenas uma criança. Esse é o seu temor, de ser jovem demais para as pessoas confiarem? Não tem os recursos financeiros para alavancar o seu ministério? Você não tem instrução formal e sente-me incapaz de seguir na missão? Ou outra coisa lhe assusta e faz parar?
Deus tratou dos temores de Jeremias.
No versículo sete o SENHOR falou: Não digas sou apenas uma criança graça. Não temas porque Eu sou contigo para te livrar. Em outras palavras Deus está dizendo eu chamei você para ser um profeta/pregador/evangelista, não me dê suas desculpas; seus temores não são válidos se você colocar sua confiança em si mesmo. A sua confiança deve estar em Mim, diz o SENHOR.
- Em quem você está colocando a sua confiança? Em si mesmo ou no SENHOR?
Deus não está interessado em sua capacidade, mas na sua DISPONIBILIDADE.
- Você está disponível para que Deus lhe use como fez com Jeremias?
O pregador tem uma só mensagem, o Evangelho, com duas verdades básicas que se tornaram claras para Jeremias em visões, no começo de seu ministério:
- A primeira visão está no versículo 11 que fala sobre a vara de amendoeira. Na vara de amendoeira primeiro é visto o broto e a partir dali, a flor e o fruto, ou seja essa visão expressa a ideia da promessa de benção;
- A segunda visão está no versículo 13 que fala sobre a panela no fogo que estava inclinada para o Norte. Isso representava o exército da Babilônia pronto para invadir Israel como julgamento de Deus, porque Israel não quis se arrepender. Essa visão comunica a verdade da dependência de julgamento se você não quer se arrepender de seus pecados.
Uma promessa de bênção e uma advertência de juízo, quando não há arrependimento. Essa visão lembra a mensagem da cruz.
Jeremias pregou muitos sermões sob inspiração divina. O chamado de Deus lhe deu confiança porque sua confiança estava no Deus que o chamou.
Se você sabe quem lhe chamou não se espante e nem tenha medo dos seus opositores. Deus diz não tenha medo deles. Você não presta contas a eles e sim a Mim. Tema somente a Mim.
Ponho na tua boca as minhas palavras.
Hoje temos as Escrituras e o poder do Espírito Santo para nos fortalecer e nos usar como testemunhas de Jesus Cristo. Temos a sabedoria das Escrituras e o Poder do Alto para termos sucesso espiritual.
E o nosso sucesso não é medido por homens e nem por medidas terrenas. Mas...
O seu ministério não vai triunfar enquanto você estiver confiando em propaganda, estratégias, elogios, apoiadores ou na sua personalidade.
Tudo que você precisa fazer para ser bem-sucedido é obedecer a ordem de Deus.
Zacarias 4:6 não é por sua força nem por ser um poder, mas pelo meu Espírito diz o Senhor.
Deus vai estar com você e validar o seu ministério. Você não está só, você tem a presença e o poder do Espírito Santo em sua vida.
Últimos Dias de Jeremias
A última cena da vida de Jeremias está no capítulo 44. Depois de derramar a sua vida por 65 anos no ministério profético ele foi apedrejado até morrer pelo próprio povo que ele foi enviado e isso nos faz lembrar do Senhor Jesus Cristo - totalmente dedicado a fazer tudo o que seu pai chamara para fazer, continuando até o fim, até ser crucificado pelo próprio povo que foi enviado. E você?
Até que ponto você está disposto a ir em sua dedicação ao chamado de Deus? Você vai continuar pregando se as pessoas não tiverem uma reação favorável às suas mensagens?
Em outras palavras você estabeleceu condições para sua dedicação e consagração ao chamado de Deus?
Jeremias não estabeleceu condições para obedecer a Deus. Ele levou a sério o seu chamado, apesar da rejeição do povo e da perseguição.
Saiba que o sucesso de um ministério não é avaliado segundo os critérios humanos. O sucesso de um ministério não é avaliado por aplausos, não é determinado por elogios e nem pelo número de pessoas que ouviram a sua mensagem. O sucesso de seu ministério é determinado por sua fidelidade em continuar zeloso, dedicado ao que Deus lhe chamou para ser e fazer. Esta é a fórmula do sucesso segundo Deus.
Conclusão:Se você se interessar somente por si mesmo, seus planos e projetos pessoais, você será um fracasso no Reino de Deus. Mas se você se interessar pelo propósito de Deus – procurar conhecer e viver o plano de Deus para a sua vida, você será um sucesso.
Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!