Vencendo a Rotina Espiritual

12/01/2025

Pouco antes de realizar uma cura extraordinária, Jesus "retirou-se para um lugar deserto para orar" (Lc 5:15-18). Esse fato é digno de nota. Jesus se retirou propositalmente da grande multidão de pessoas que o estavam perseguindo para estar a sós com o Pai.

Há algumas coisas que você e eu nunca aprenderemos quando outros estiverem presentes. Eu acredito no poder da comunhão dos santos e amo as reuniões da igreja. Certamente há muito que podemos aprender quando nos reunimos aos domingos e nos sentamos entre os santos. Mas há certas coisas que você e eu nunca aprenderemos na presença de outras pessoas. Todos nós carecemos de um momento exclusivo com o Pai Celeste.Sem dúvida, parte do nosso desânimo e fracasso espiritual hoje é a atividade religiosa que não é precedida por algo maior, quero dizer, ficar a sós com Deus e esperar em silêncio e quietude até que a doce comunhão nos encha com o Espírito Santo. Quando queremos estar com Deus e assim fazemos, um novo cenário surge diante de nós, a rotina cede lugar a um extraordinário projeto, coisas tremendas tornam-se realidade porque fomos preparados por Deus para isso...


I- O inimigo traiçoeiro da igreja – a rotina espiritual

O inimigo traiçoeiro que a igreja de Jesus Cristo enfrenta hoje é a ditadura da rotina, quando a rotina se torna "senhor" na vida da igreja. Os programas são organizados e as condições prevalecentes são aceitas como normais. Qualquer um pode prever o culto do próximo domingo e o que acontecerá. Esta parece ser a ameaça mais mortal na igreja hoje. Quando chegamos ao lugar onde tudo pode ser previsto e ninguém espera nada incomum de Deus, estamos em uma rotina. A rotina dita, e podemos dizer não apenas o que acontecerá no próximo domingo, mas o que ocorrerá no próximo mês e, se as coisas não melhorarem, o que acontecerá no próximo ano. Então chegamos ao lugar onde o que foi determina o que é, e o que é determina o que será. E por que isso acontece? Como podemos vencer a rotina espiritual?.

II- Como podemos vencer uma fase espiritual de dias cinzentos de nossas vidas? Como podemos vencer a rotina espiritual?

Na vida cristã há momentos altos, extraordinários e cheios de unção e alegria. E agradecemos a Deus por eles. Mas há também alguns dias que são marcados pela mesmice, rotina, dias acinzentados.

Será possível obter a glória em dias cinzentos? Acredito que sim. Compartilho com os irmãos 2 pontos relevantes que podem nos ajudar nessa jornada.

  • O primeiro ponto é que precisamos crer que Deus está no controle da criação, do universo e da vida de todos nós. (Rm 8:28)

Sl 115:3 - "O nosso Deus está nos céus, e pode fazer tudo o que lhe agrada."

Is 14:24 - "O Senhor dos Exércitos jurou: Como planejei, assim acontecerá; e como pensei, assim será."

Eu não fiz o clima nem determinei que seria quente aqui e frio no Alaska. Não posso evitar inundações, terremotos e tempestades. Não posso evitar que estejamos neste mundo viajando entre o berço e o túmulo. Há muita coisa que eu não gosto e outras que eu não entendo. Mas vou ser grato a Deus por saber que Ele está no comando de todas as coisas. Fé e Gratidão pela providência de Deus.

  • Aceite os tempos. Os tempos não fazem os cristãos, Deus faz os tempos e os cristãos. Deus fará por você agora qualquer coisa que ele já fez por qualquer pessoa, a qualquer tempo e lugar. Então, diga: Eu dou graças a Deus por estar vivendo agora.

  • Aceite seu lugar na vida. Nunca houve um homem que em algum momento não desejasse estar fazendo outra coisa. Todo indivíduo quer o que não tem. Nós queremos fazer algo grande e emocionante e não valorizamos os tesouros que temos. Saiba que os ricos tesouros não estão nos picos das montanhas, e sim no planalto e nos vales. Então, não tenha medo de viver em linha reta e de andar pela fé até o momento de voar no Espírito.

  • Creia na promessa de Jesus Cristo (Mt 28:20). Jesus Cristo está sempre conosco. Se você crer nisso, não se preocupará muito com a fartura ou escassez, luz ou escuridão. E quando o dia cinzento chegar, você ouvirá a voz do Espírito Santo dizendo: "Eis que estou sempre com você, até o fim do mundo".

Além da Fé e da Gratidão a Deus por todas as coisas, o que mais pode nos ajudar a vencer a rotina espiritual?

  • O segundo ponto é a admiração profunda a Deus. Talvez a acusação mais séria que pode ser feita contra os cristãos contemporâneos é que não somos suficientemente apaixonados por Cristo. A nossa crença em Cristo é real, mas dificilmente acompanhada pelo amor extravagante. Acredito que não seja indelicado dizer que, na minha opinião, uma grande quantidade de louvores a Deus em círculos evangélicos é algo superficial, mecânico e não verdadeiro.

Rm 11:33 - Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e inescrutáveis os seus caminhos!

1 Sm 2:2 - Não há santo como o Senhor; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus.

1 Cr 17:20 - Não existe nenhum ser como tu, ó SENHOR, tampouco há outro Deus além de ti, segundo tudo quanto temos testemunhado.

O dicionário diz que admirar é considerar com afeição, deslumbre, fascínio, estima,respeito, etc. acompanhado de prazer e deleite; olhar para alguém com um elevado sentimento de prazer. De acordo com esta definição, Deus tem poucos admiradores entre os cristãos hoje. Muitos são os que são gratos por Sua bondade em prover salvação e responder as nossas orações. É bom e correto render a Deus ações de graças por todas as Suas misericórdias para conosco. Mas os verdadeiros admiradores de Deus, onde estão? A verdade simples é que a adoração é elementar até que comece a assumir a qualidade de admiração. Enquanto o adorador estiver absorto em si mesmo e em sua boa condição de vida, ele é um bebê espiritual. Começamos a crescer quando nossa adoração passa de ação de graças para admiração.

Os grandes santos da Bíblia eram, acima de tudo, pessoas que amavam profundamente a Deus. Os salmos celebram o amor que Davi (e alguns outros) sentiam pela pessoa de Deus. Paulo disse: " o amor de Cristo nos constrange/domina" (2 Co 5:13-14). A ideia parece ser que o amor de Paulo por Cristo o levou além de si mesmo e o fez vencer todas as situações.

À medida que nossos corações se elevam a Deus em grande estima por aquilo que Ele é, saímos da rotina e começamos a compartilhar o prazer de estar na presença do Senhor.

Conclusão

Amados irmãos, a vida debaixo do Sol não tem apenas dias coloridos e emocionantes, mas dias cinzentos e rotineiros. Você pode ter sucesso aqui e acolá, mas não pode voar sempre. Qualquer um pode ser feliz na hora de grande elevação da alma, mas, a qualquer momento, você será chamado para correr no escuro. Não haverá nada para emocioná-lo e nada para motivá-lo... Apenas siga em frente, pela fé em Cristo Jesus.

Andamos pela fé e não pela vista. Então, se Deus quiser durante os dias que virão em 2025... se Ele quiser me levar em um voo alto, ficarei feliz em ir. E se Deus em Sua sábia e poderosa soberania achar adequado me deixar mergulhar em uma noite escura onde não consigo encontrar meu caminho, tentarei ser paciente e caminhar na fé até que a luz retorne.

Na monotonia ou na inovação quero simplesmente continuar com admiração profunda a Deus, adorando e servindo ao SENHOR de toda alma, força e coração. (Lc 10:27).