A Luz da Alma
Luz da Alma - O olhar de um homem espiritual
Luz da Alma - O olhar de um homem espiritual
"E veio um dos sete anjos... e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro. E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a santa cidade de Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, e tinha a glória de Deus; a sua luz era semelhante a uma pedra preciosíssima, ...clara como...
E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância. 17 E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos? 18 E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. 19 Então, direi à minha...
Esta reflexão trata da transformação que a Palavra de Deus realiza na vida humana, em três dimensões: interior, exterior e espiritual.
Todos nós enfrentamos tentações, e essas tentações são comuns a todas as pessoas. Ou seja, não há tentação que você enfrente que outras pessoas também não enfrentem. Porém, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz/alicia. Tiago 1:14.
A tendência humana de "confessar o pecado do próximo" é profunda. Desde o Éden, o homem tem buscado transferir a culpa (Gênesis 3:12-13), mas Deus nos chama para uma responsabilidade pessoal diante d'Ele.
..."o conhecimento superficial em relação a Deus cria no interior do homem conceitos incompletos e, consequentemente, uma teologia confusa, comportamentos errados e uma fé com pontos de incredulidade". Denis Frota
A LUZ DA ALMA - Mateus 6:22-23
A LUZ DA ALMA - O Olhar do Homem Espiritual
A candeia do corpo são os olhos; de
sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; 23 Se,
porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo será tenebroso. Se, portanto,
a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas! Mateus 6:22-23.
Luz da Alma - O olhar de um homem espiritual
Há duas considerações iniciais que extrairemos de Mateus 6:22-23:
1-Olhos bons trazem luz para todo o corpo; olhos maus trazem trevas.
2-Existe uma diferença entre olhar e focar. Normalmente o olhar natural é abrangente, superficial e mais rápido, enquanto o focar é atencioso, detalhista, minucioso, profundo e demorado.
O que focamos costuma se tornar o nosso alvo, destino, objeto de conquista.
O Olhar dos Homens
A Bíblia nos conscientiza que a humanidade é constituída de dois tipos de homens: os naturais e os renascidos. Os renascidos, por sua vez, podem ser carnais ou espirituais.
Um homem espiritual olha constantemente em três direções:
1. Para cima - em adoração e devoção a Cristo.
2. Para dentro - em reconhecimento e arrependimento de seus pecados e de sua não semelhança com Cristo.
3. Para fora - em busca de ajudar e abençoar outras pessoas.
I- O Homem Espiritual Olha Para Cima
Deus nos chamou antes de tudo para sermos Seus adoradores – O homem espiritual contempla Deus, ora e comunga, reverencia, louva, obedece e honra ao Senhor com sua vida, palavras, pensamentos, sentimentos e atos.
A quem tenho nos céus senão a ti? E, na terra, nada mais desejo além de estar junto a ti. Salmos 73:25.
O homem espiritual adora a Deus porque tem fome e sede de Deus. Seu Maior desejo é Deus. Não há nada nem ninguém que possa substituir Deus na terra ou no céu (Sl. 73:25).
O dinheiro, a fama, a formosura, a inteligência, o domínio, a profissão, a família e a própria vida... Não há nada e nem ninguém que signifique mais para o homem espiritual do que Deus.
Aquele que ama outra coisa ou alguém: dinheiro, domínio, vigor e seu próprio conforto, sempre demonstrará descontentamento com alguma coisa, sempre encontrará um motivo para murmurar. Mas o homem espiritual tem contentamento porque Deus supre todas as suas necessidades. Ele vê a poderosa mão de Deus em todos os aspectos de sua vida, então, ele se humilha, se submete e aprende a esperar com paciência no Senhor. Sl 40:1.
O homem espiritual é tomado pela devoção simples e pura a Cristo, ele não é desviado por questões secundárias. Olhando sempre para Jesus, o homem espiritual se torna cada vez mais semelhante ao seu Senhor.
No cotidiano, diante das circunstâncias e adversidades da vida, o homem espiritual se humilha constantemente. E assim Deus o exalta a um nível mais elevado de aproximação com o Senhor.
Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? 2 O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra - Salmos 121;1-2.
II- O Homem Espiritual Olha para Dentro – Is 6:1-5
Diante da visão da santidade e da glória de Deus, o homem espiritual é levado a olhar para dentro de si. Assim que Isaías viu a glória do Senhor, ele imediatamente se tornou ciente de sua própria pecaminosidade (Is.6:1-5). Foi o mesmo com Jó, Pedro e João (Jó 42:5,6; Lc.5:8; Ap.1:17).
Antes eu te conhecia só por ouvir falar, mas agora eu te vejo com os meus próprios olhos. Por isso, estou envergonhado de tudo o que disse e me arrependo, sentado aqui no chão, num monte de cinzas." Jó 42:5-6.
Quando um homem vive na presença de Deus, toma consciência de que muitas áreas em sua vida não se assemelham com Cristo. Ele está constantemente recebendo luz sobre pecados escondidos em sua vida.
Somos ordenados a adorar o Senhor "em santo traje (vestido)" (Sl.29:2). Sem as vestes de santidade, estamos sujos ou mesmo imundos, diante do Senhor.
O homem espiritual busca, em todos os momentos, manter sua consciência limpa diante de Deus e diante dos homens (Atos 24:16). Assim como o cientista pesquisador faz o seu melhor para fazer novas descobertas, assim também o homem espiritual faz o seu melhor para manter sua consciência limpa em todos os momentos.
O homem espiritual julga a si mesmo constantemente, porque ele descobre muitas coisas em sua vida que precisam ser confessadas, mudadas e purificadas – pensamentos, sentimentos, palavras e comportamentos que outros podem desconsiderar, não ser perturbados, em suas próprias vidas.
O homem espiritual percebe que seu ego tem que morrer todos os dias, para muitas coisas que o impedem de ser eficaz para Deus. Então seu estilo de vida é renunciar a própria carne, todos os dias, tomar a cruz e seguir a Cristo. (2 Co.4:10). Sua vida é um sacrifício vivo a Deus (Rm 12:1).
Jesus dizia a todos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me. Lucas 9:23.
O homem espiritual não se considera superior a ninguém, por isso não tem problema em se humilhar, pedir perdão ou fazer restituições a outra pessoa. E assim que ele percebe que feriu alguém, ele "deixa sua oferta no altar, vai e acerta as contas com essa pessoa, e então retorna para apresentar sua devoção a Deus" (Mt. 5:23,24).
III_ O Homem Espiritual Olha para Fora
Já que Deus o perdoou tanto, o homem espiritual prontamente perdoa todos que o prejudicam. Já que Deus foi tão bom para ele, ele é bom para os outros também. Ele recebeu livremente de Deus e dá livremente aos outros.
O homem espiritual está genuinamente preocupado com a saúde espiritual e o bem-estar dos outros. Ele tem compaixão pela humanidade perdida e sofredora e nunca pode ignorar um irmão passando por aflição (Lc.10:30-37).
O Pai Celeste tem um cuidado especial com o homem caído - para ajudá-lo, abençoá-lo, levantá-lo e libertá-lo da escravidão de Satanás. O cuidado do homem espiritual é semelhante. Assim como Jesus, o homem espiritual busca servir aos outros e não ser servido. Jesus andou por toda a parte fazendo o bem e libertando pessoas que estavam presas por Satanás (Atos 10-:38). O homem espiritual faz o mesmo.
Um homem espiritual não busca ganhar nada dos outros por meio de sua ajuda - nem dinheiro nem honra. Suas boas ações são escondidas do olhar público.
Seguindo o exemplo de Jesus Cristo, o homem espiritual busca apenas abençoar os outros por meio de sua vida, de seus dons e recursos. Ele NUNCA espera presentes ou retribuições de qualquer pessoa – porque faz o bem de coração, não visa interesse pessoal, e, além disso, confia em Deus para suprir todas as suas necessidades.
Corrigindo a Visão
O que fazer quando se percebe que a visão não está boa?
Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti, pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. Mateus 5:29.
Desvenda os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei. Salmos 119:18.
Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade e vivifica-me no teu caminho. Salmos 119:37.
Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas. 2 Coríntios 4:18.
Tendo iluminado os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos. Efésios 1:18.
Conclusão
Um homem espiritual tem uma visão do agrado de Deus. Ele olha para cima, para dentro e para fora, buscando equilíbrio e alinhamento com a vontade de Deus. Se ele olhasse apenas para cima, ele seria irrealista - "tão voltado para o céu que não teria utilidade terrena". Se ele olhasse apenas para dentro, ele ficaria deprimido e desanimado na maior parte do tempo. Se ele olhasse apenas para fora, sua missão seria meramente humanista e não divina.
O homem espiritual tem uma visão perfeita, equilibrada, alinhada com Deus e constantemente direcionada em três direções. Que Deus nos ajude a ter um olhar santo.
Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!.